A Farmácia Algarve, em Lisboa, foi o local escolhido para o lançamento da iniciativa que, na última edição, permitiu angariar fundos para ajudar mais 474 pessoas. "Há portugueses que não conseguem pagar os medicamentos de que necessitam. O que estamos aqui a pedir é que, durante esta semana, os utentes das farmácias se lembrem dessas pessoas e doem o troco das suas compras", disse Maria de Belém Roseira.

A campanha "Dê Troco a Quem Precisa" está ativa em mais de 600 farmácias em todo o país e ilhas e conforme frisou a embaixadora do Abem, os donativos recolhidos serão integralmente aplicados na compra de medicamentos dos beneficiários do programa solidário.

"Tudo o que as pessoas derem vai para o Fundo Solidário - autónomo, auditado e auditável. As contas são públicas e acessíveis através do nosso site, pelo que podemos todos ter a confiança e a segurança de que cada cêntimo doado será, única e exclusivamente, para pagar os medicamentos de quem, infelizmente, não o pode fazer", explica em comunicado.

Cerca de um em cada dez portugueses não tem hoje acesso aos medicamentos de que precisa.

"O Abem presta hoje apoio a mais de nove mil beneficiários, mas estamos muito longe de cobrir as necessidades do país. Por isso apelamos à generosidades das pessoas. Contribuir para uma sociedade mais equilibrada e feliz não é responsabilidade dos outros, é de cada um de nós", acrescenta.

A Associação Dignitude nasceu no dia 4 de novembro de 2015, em Coimbra, onde está sedeada. É uma instituição particular de solidariedade social que tem por missão o desenvolvimento de programas solidários de grande impacto social, que promovam a qualidade de vida e o bem-estar dos portugueses. O abem: Rede Solidária do Medicamento é o primeiro Programa promovido pela Associação Dignitude.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.