O convite foi endereçado na segunda-feira e referia o empenho do Ministério da Saúde em “discutir com os profissionais de enfermagem", assinalando "a necessidade de consensos que dignifiquem a profissão e respondam às necessidades de cuidados de saúde de todas as pessoas".

Apesar de deixar claro nessa nota que esta reunião decorre à margem das negociações com os sindicatos dos enfermeiros, o Ministério da Saúde assegura que está "a envidar todos os esforços" para "garantir a continuidade das negociações que estão em curso".

10 conselhos de um médico para ter uma saúde de ferro
10 conselhos de um médico para ter uma saúde de ferro
Ver artigo

Ordem quer acordo

O convite da tutela surgiu depois de a Ordem dos Enfermeiros ter defendido um acordo entre o Governo e os sindicatos em relação à 'greve cirúrgica', a decorrer até ao fim do ano nos blocos operatórios de cinco hospitais, alertando para o adiamento de mais de sete mil cirurgias.

Surgiu também depois de a Federação Nacional dos Sindicatos dos Enfermeiros, que não está vinculada à 'greve cirúrgica', ter desmarcado uma paralisação agendada para 26, 27 e 28 de dezembro.

Anda à procura do elixir da concentração? Coma estes 10 alimentos
Anda à procura do elixir da concentração? Coma estes 10 alimentos
Ver artigo

Por outro lado, a Comissão Negociadora Sindical dos Enfermeiros, da qual fazem parte o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) e o Sindicato dos Enfermeiros da Região Autónoma da Madeira (SERAM), indicou que não iria comparecer na reunião com a tutela na passada segunda-feira, invocando falta de propostas sobre progressões e o pagamento do suplemento aos especialistas, que considera imprescindíveis para a continuidade das negociações.

A reunião de hoje com os enfermeiros decorre no Ministério da Saúde, em Lisboa, pelas 11:30.

Uma hora e meia antes são recebidos pela ministra Marta Temido os sindicatos dos médicos - a Federação Nacional do Médicos (FANM) e Sindicato Independente dos Médicos (SIM) - e o encontro tem como objetivo a constituição de mesas negociais para discutir a resolução de problemas dos cadernos reivindicativos a resolver dentro da legislatura.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.