alerta do foi dado pelo secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, na passada quinta-feira, que pediu aos utentes para procurarem os serviços de atendimento permanente em vez de "entupirem" as urgências com casos menos graves.

Segundo o "Diário de Notícias", para que não haja prejuízo por causa das carências de médicos nas urgências, várias unidades de saúde estão a reforçar as equipas e a atrair os profissionais com pagamentos avultados a partir desta segunda-feira.

Alguns hospitais - não são revelados quais - recorrem a prestação de serviços e estão a oferecer cerca de 42 euros à hora. Esta segunda-feira, por exemplo, os médicos que aceitarem fazer um turno de 24 horas podem receber até cerca de mil euros por dia.

Segundo escreve o referido jornal, em Coimbra e em Lisboa, há ainda hospitais a contratar médicos de família já dispensados dos serviços. Nestes casos, o pagamento chega a ser o triplo do habitual.