“Esta é a ocasião em que médicos, enfermeiros e técnicos envolvidos na intervenção percutânea valvular reúnem-se para discutir os avanços, as contrariedades e os desafios neste campo”, declara Duarte Cacela, coordenador do VaP-APIC.

Para esta edição, acrescenta o cardiologista, “vamos ter duas grandes novidades, ambas a realizar no dia 25 de janeiro: uma vídeoconferência em simultâneo com a Reunião do Grupo de Estudo de Insuficiência Cardíaca, que decorrerá em Lisboa, e um debate sobre o futuro da intervenção percutânea valvular e a sua influência na cirurgia cardíaca atual”.

Será também apresentado um balanço da participação de Portugal na iniciativa internacional Valve For Life. A reunião terminará com uma sessão sobre intervenção mitral e tricúspide.

No dia anterior à reunião, 24 de janeiro, a APIC promove um curso sobre imagem e anestesia dirigido a cardiologistas de intervenção e anestesiologistas, assim como duas sessões direcionadas a enfermeiros e técnicos de cardiopneumografia e radiologia.

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC), uma entidade sem fins lucrativos, tem por finalidade o estudo, investigação e promoção de atividades científicas no âmbito dos aspetos médicos, cirúrgicos, tecnológicos e organizacionais da Intervenção Cardiovascular. Para mais informações consulte: www.apic.pt