O estudo, que vai ser promovido pela International Consortium for Health Outcomes Measurement (ICHOM) e pela All.Can, integra onze instituições de saúde de vários países como Itália, Espanha e Bélgica.

Segundo o presidente do IPO-Porto, Laranja Pontes, este projeto permitirá “comparar o desempenho com outras organizações, identificando oportunidades de melhoria, com o objetivo de aumentar os ganhos em saúde para os doentes e a eficiência na prestação de cuidados”.

Estes são os sintomas de cancro mais ignorados pelos portugueses
Estes são os sintomas de cancro mais ignorados pelos portugueses
Ver artigo

O IPO-Porto vai implementar este projeto na Clínica do Pulmão durante o ano de 2019.

Disseminar boas práticas

Alexandre Lourenço, presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), que apoia a participação do IPO/Porto no estudo, considera “tratar-se de uma excelente oportunidade para promover a adoção e a posterior disseminação de boas práticas na medição de resultados em saúde em Portugal”.

A representação das duas instituições, IPO-Porto e APAH, será efetuada por uma equipa que traduz o caráter multidisciplinar do projeto e do tratamento da patologia oncológica, sendo constituída por Marta Soares (médica orientadora da Clínica do Pulmão), Esmeralda Barreira (enfermeira coordenadora da Clínica do Pulmão), Marina Borges (coordenadora do Outcomes Research Lab) e Miguel Lopes (secretário geral da APAH).

A ICHOM é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo transformar os sistemas de saúde a nível mundial, através da mediação e avaliação dos resultados observados nos doentes, sendo estes resultados fundamentais para medir a qualidade dos cuidados de saúde prestados.

O IPO-Porto e a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) estarão presentes no evento de lançamento do projeto na próxima segunda-feira, em Madrid.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.