O carro do INEM saiu da delegação, em Lisboa, sem nenhum enfermeiro a bordo e, por isso, não estava preparado para um cenário de emergência. A situação levou a Ordem dos Enfermeiros a fazer queixa ao Ministério da Saúde, revela a SIC Notícias.

"Terá sido ativada uma VMER para o acidente que aconteceu na pedreira, mas sem enfermeiro", denuncia a bastonário da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco.

Isto é uma situação aberrante, ainda mais quando estamos a falar de um cenário multivítimas

"Levava técnicos e fez uma paragem, um desvio, no hospital Garcia de Orta, supostamente para levar a senhora Diretora regional sul do INEM", acrescenta.

"Isto é uma situação aberrante, ainda mais quando estamos a falar de um cenário multivítimas", defende a bastonária em declarações à SIC Notícias.

A Ordem dos Enfermeiros recorda que a VMER não pode fazer um serviço de emergência sem um enfermeiro e um médico a bordo, caso contrário, a saúde dos socorridos é posta em perigo.

"O INEM é aquela instituição em que todos confiamos para proteger a nossa vida em caso de acidente e doença súbita, mas já são muitos os casos em que há problemas nas ativações, com falta de recursos, e isso coloca em risco a vida das pessoas", conclui Ana Rita Cavaco.