Estas seis unidades são compostas pelos hospitais de São José, dos Capuchos, de Santa Marta, Curry Cabral, Dona Estefânia e Maternidade Alfredo da Costa, segundo uma nota do CHULC.

O Portal do Utente, que é a vertente do balcão na Internet, passa a permitir a marcação de exames, o pagamento de taxas moderadores e obtenção de declarações de presença em consultas e exames.

Na nota, o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central afirma que este serviço é "o balcão virtual de cuidados hospitalares mais desenvolvido do país” e, “utilizando a ferramenta tecnológica CRM (Customer Relationship Management), o BUA potencia a comunicação entre o CHULC e os seus utentes, dando garantias de uma resposta adequada e atempada.

A funcionar desde setembro de 2016, esta plataforma permitia, até hoje, a marcação de consultas, o pedido de informação clínica e de esclarecimentos.

“O CHULC pretende continuar a desenvolver o CRM e o BUA, de modo a disponibilizar novas funcionalidades, duplicar o número de contactos mensais e atingir os 25 mil utentes registados no portal”, afirma, acrescentando que, ao longo deste ano, já foram geridos pela plataforma 29.250 contactos, entre os quais 15.200 efetuados por telefone e 13.220 por e-mail.

As respostas às solicitações dos utentes foram produzidas dentro dos prazos estabelecidos em 99% dos casos, adianta.

“O BUA é um serviço de comunicação centralizado e personalizado de todos os contactos efetuados por utentes do CHULC, através do portal (https://portalutente-chlc.min-saude.pt), do telefone (21 31 36 444), fax (21 31 36 376), chat do portal e email (balcaounico@chlc.min-saude.pt), que, pela modernização do relacionamento com os utentes e a desmaterialização dos processos administrativos, visa dar respostas imediatas, quer pelo próprio balcão, quer por outros serviços para onde os pedidos dos cidadãos são encaminhados”, refere o documento.

Tendo sido objeto de financiamento no âmbito do Programa Operacional Fatores de Competitividade – SAMA, o BUA foi implementado pela área de Gestão de Doentes do CHULC e integra na sua constituição atual uma equipa de profissionais com apoio e formação em técnicas de comunicação e atendimento e formação específica para utilização das ferramentas tecnológicas e informáticas em funcionamento na área administrativa do CHULC.

Em setembro, o Portal do Utente contará com novas funcionalidades, como a possibilidade de impressão de relatórios de exames e análises, o pedido de renovação de medicação ou de transporte. Também será possível a efetivação de consulta e o pagamento automático de taxa moderadora por telemóvel.