Juan Pedro Franco, de 33 anos, foi operado na quarta-feira na cidade de Zapopan (Jalisco, oeste), e espera-se que perca mais de 200 quilos com esta intervenção, indica um comunicado do Gastric Bypass México.

"Juan Pedro saiu muito bem desta cirurgia e estamos muito otimistas com os resultados que irão ser apresentados de forma progressiva", comentou o cirurgião José Antonio Castañeda, citado no comunicado. "Pensamos dar-lhe alta dentro de poucos dias".

Trata-se de uma "conversão a bypass gástrico por laparoscopia", a segunda e mais importante cirurgia do processo de perda de peso que Franco iniciou há um ano. "Fizemos uma divisão do estômago para que fique menor e para que tenha mais capacidade gástrica. Realizámos também uma divisão intestinal", explicou o médico, que acredita que Franco deixe de tomar medicação para a diabetes e hipertensão nos próximos meses.

Franco, que fez a sua primeira operação em maio, entrou na sala de cirurgia a pesar 366 quilos, quase menos 240 quilos do que pesava no início do tratamento.

Chegar aos 120 quilos

A expectativa é que consiga pesar 120 quilos dentro de um ano e meio. "Desta vez, estava mais nervoso do que na primeira operação, mas sabia que esta segunda cirurgia era uma prioridade na minha vida para poder seguir em frente. Estou cada vez mais perto de ter um peso saudável e continuarei a lutar por isso", comentou.

Franco chegou a pesar 595 quilos e este ano obteve um certificado da organização Guinness World Records por ser o homem vivo mais pesado do mundo. Franco é oriundo do estado de Aguascalientes, mas vai permanecer no vizinho Jalisco para continuar sob controlo médico e psicológico.

Em maio de 2016 faleceu Manuel Uribe, outro mexicano que com 597 quilos chegou a ser o homem mais gordo do mundo em 2007, segundo o Guiness World Records.

Veja ainda: 25 truques inimagináveis para perder peso