Quase todas as regiões do país apresentam risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta (UV), informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na sua página da Internet.

O instituto colocou em risco muito alto de exposição à radiação UV as regiões de Aveiro, Beja, Bragança, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Portalegre, Sagres, Porto Santo, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Viseu, Vila Real e Ponta Delgada.

Quanto ao estado do tempo, o instituto prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral das regiões norte e centro até meio da manhã, com possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca.

Está também previsto vento fraco a moderado de noroeste, tornando-se moderado a forte a partir da tarde no litoral oeste e nas terras altas, com rajadas até 65 quilómetros por hora, e sendo temporariamente de sudoeste na costa sul do Algarve e pequena descida da temperatura máxima na região centro e no Alentejo e subida da máxima no Algarve.

Leia também: 10 cuidados para evitar os efeitos do calor na saúde

Leia ainda: 10 alimentos que o protegem do sol

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, possibilidade de aguaceiros fracos nas vertentes norte e terras altas e vento moderado de nordeste.

Para os Açores está previsto períodos de céu muito nublado, aguaceiros e vento nordeste moderado.

Também os pólenes vão estar em níveis elevados e muito elevados em todas as regiões de Portugal Continental, a partir desta sexta-feira e durante uma semana, segundo a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

Clique em página seguinte para ver as temperaturas hoje e no fim de semana

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 17 e 26 graus Celsius, no Porto entre 16 e 23, em Vila Real entre 14 e 27, em Viseu entre 13 e 26, em Bragança entre 14 e 29, na Guarda entre 12 e 25, em Coimbra entre 16 e 26, em Castelo Branco entre 16 e 32, em Portalegre entre 13 e 33, em Santarém entre 15 e 29, em Évora entre 13 e 33, em Beja entre 16 e 33, em Faro entre 20 e 31, no Funchal entre 20 e 24, em Ponta Delgada entre 17 e 21, na Horta 18 e 23 e em Santa Cruz das Flores entre 18 e 22.

As temperaturas de verão vão regressar no fim de semana com os termómetros a rodar os 30 graus Celsius depois de dois dias em que as mínimas e as máximas desceram, de acordo com o IPMA.

Na generalidade do território até domingo os valores das temperaturas máximas deverão variar aproximadamente entre 25 e 28 graus Celsius, com exceção da faixa costeira ocidental, onde as temperaturas máximas tendem a variar entre 22 e 25 graus Celsius, e do Algarve e interior do Alentejo, onde poderão atingir valores de 31/32.

Já as temperaturas mínimas vão variar aproximadamente entre 13 e 16 graus Celsius, com exceção do sotavento algarvio, onde poderão atingir valores da ordem de 20 graus Celsius. A partir de domingo prevê-se uma ligeira subida dos valores da temperatura, quer mínima quer máxima.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.