“Esta extensão de saúde está encerrada há cerca de 20 dias, uma vez que ambos os médicos que aqui exercem funções se encontram ausentes. Na génese desta situação parece estar o facto de ambos os clínicos estarem em gozo de férias em simultâneo”, refere o BE, na pergunta feita ao Ministério da Saúde no dia 30 de agosto e que foi hoje divulgada.

10 conselhos de um médico para ter uma saúde de ferro
10 conselhos de um médico para ter uma saúde de ferro
Ver artigo

O facto de os médicos estarem de férias é, no entender do BE, “legítimo e terá sido aprovado pelos superiores hierárquicos”, mas não compreende “que não tenha sido acautelada a manutenção do serviço, tendo-se optado por encerrá-lo”.

Questionada pela agência Lusa, fonte da Administração Regional de Saúde do Centro disse apenas que esta extensão de saúde, que pertence à Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Carregal do Sal, “reabriu a 29 de agosto, estando o atendimento assistencial aos utentes a decorrer normalmente”.

O BE lembra que Cabanas de Viriato é uma freguesia do concelho de Carregal do Sal, no distrito de Viseu, que tem cerca de 3.000 habitantes.

Na sua opinião, “é fundamental garantir o direito das populações a acederem aos cuidados de saúde de que necessitam e aos quais têm direito, na certeza de que este direito é perfeitamente conciliável e compatível com os direitos de todos os trabalhadores a usufruírem de férias”.