O Governo autorizou o concurso para a construção do novo Centro Pediátrico do Hospital de São João - "Joãozinho", no Porto, segundo um despacho publicado em Diário da República e assinado pelos ministros das Finanças e da Saúde, Mário Centeno e Adalberto Campos Fernandes, respetivamente.

Conhece alguém com cancro? Faça-lhe um grande um favor e não diga isto
Conhece alguém com cancro? Faça-lhe um grande um favor e não diga isto
Ver artigo

No documento, o executivo relembra que em junho foi inaugurado o Centro Ambulatório Pediátrico do Centro Hospitalar Universitário de São João, o que representou um esforço financeiro de mais de 10 milhões de euros.

Ainda assim, o governo admite que "o centro pediátrico ainda apresenta, atualmente, algumas limitações" o que justifica "a construção de novas instalações" para "garantir a melhoria da eficiência e das condições de conforto e privacidade para as crianças e pais".

No despacho, o governo sublinha que o centro Pediátrico tem "todas as valências e especialidades necessárias a uma resposta transversal e integrada na área da Saúde Materna e Infantil, com elevada especialização e diferenciação técnica".

Em abril, uma série de notícias dava conta da degradação dos serviços de pediatria oncológica do Hospital de São João. Pais denunciaram casos de crianças com cancro que tiveram de receber tratamento em corredores ou partilhar elevadores com carrinhos do lixo.