“Queremos ter médicos reumatologistas e estão projetadas três vagas para [o hospital de] Évora, no nosso plano estratégico, mas todos os anos se tem aberto uma vaga e os concursos ficam vazios, sem candidatos”, explicou.

O presidente da Sociedade Portuguesa de Reumatologia, José Canas da Silva, alertou hoje que o Alentejo está sem reumatologistas no Serviço Nacional de Saúde (SNS) há mais de quatro anos. Segundo José Canas da Silva, não há um único médico reumatologista na região alentejana desde 2012, altura em que a última clínica desta especialidade saiu do hospital de Évora.

O presidente da Sociedade Portuguesa de Reumatologia lamentou esta situação, que, argumentou, contraria a rede de referenciação do Ministério da Saúde, que indica que os serviços de reumatologia devem estar no máximo a 100 quilómetros da população.

Veja ainda: As frases mais ridículas ouvidas pelos médicos

Saiba também: Quantas vezes devo ir ao médico?

O presidente da Administração Regional de Saúde do Alentejo lembrou que, na região, o Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) é a unidade de referência para esta especialidade e vincou as dificuldades em preencher vagas. “Em 2014, em 2015 e em 2016 foi aberta uma vaga para o hospital de Évora, o único hospital da região Alentejo com reumatologia, mas as vagas ficaram sempre por ocupar, nos concursos realizados anualmente”, frisou.

O que não significa, ressalvou José Robalo, que os doentes não tenham acompanhamento, porque, “habitualmente, estas abordagens na área da reumatologia são desenvolvidas por médicos de medicina interna”.

A ARS Alentejo, destacou, está “a ponderar” intervir nesta situação através de uma possível “afiliação com um hospital de Lisboa” para, preferencialmente, conseguir que haja “a deslocação de um profissional” para dar consultas na região. Ou, “pelo menos”, continuou, “que possa haver teleconsulta ou teleconsultoria”.

E, acrescentou, há ainda a hipótese de poder voltar a ser concursada este ano uma vaga para o HESE: “Há sempre dois concursos anuais, um em maio/junho e outro em setembro/outubro".

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.