Escolha não remover amálgamas dentárias a não ser que fracassem

Atualmente, não existem vacinas, medicamentos ou produtos naturais comprovadamente eficazes para tratar ou proteger contra a COVID-19.

A utilização de terapêuticas não baseadas na evidência pode expor os doentes a danos e conduzir à escassez de recursos. Além disso, os antibióticos não funcionam contra infeções virais como a COVID-19.

Recomendação emitida em abril de 2020.

Consulte mais informações em:

- Centers for Disease Control and Prevention: Therapeutic Options

- Public Health Agency of Canada: Coronavirus disease (COVID-19): Symptoms and Treatment

Choosing Wisely Portugal – Escolhas Criteriosas em Saúde é um programa global de Educação para a Saúde. O programa Choosing Wisely foi fundado em 2012 nos Estados Unidos da América pelo American Board of Internal Medicine. O programa foi posteriormente adaptado e implementado em diversos países, incluindo Austrália, Brasil, Canadá, Itália, Japão, Nova Zelândia, País de Gales, Reino Unido e Suíça.

O programa Choosing Wisely Portugal – Escolhas Criteriosas em Saúde tem como principal objetivo promover escolhas em Saúde baseadas na melhor evidência científica disponível, promovendo a utilização adequada de exames complementares de diagnóstico e reduzindo o número de intervenções desnecessárias, sem eficácia/evidência comprovada e/ou com uma relação risco-benefício desfavorável.

As recomendações dirigidas aos profissionais de Saúde serão realizadas por peritos na área e emitidas pelos Colégios da Especialidade da Ordem dos Médicos, com respetiva fundamentação científica, contribuindo assim para uma melhor qualidade nos cuidados de Saúde prestados e servindo de suporte à comunicação médico-doente.

O programa Choosing Wisely Portugal – Escolhas Criteriosas em Saúde preconiza também a criação de materiais pedagógicos destinados aos doentes que transmitam as recomendações em linguagem acessível, de forma a promover a literacia em Saúde e contribuir para decisões partilhadas em Saúde.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.