Chama-se Tammuz Family e é uma agência internacional de barrigas de aluguer. Está em países como o Brasil, Austrália, Estados Unidos, África do Sul, Índia, Suécia, Dinamarca e, em breve, na Argentina. O seu responsável máximo, o CEO Roy Rosenblatt-Nir, vem a Lisboa este fim de semana "explicar como é o processo na Ucrânia e nos Estados Unidos".

A data para a palestra do israelita Roy Rosenblatt-Nir, a quem no Brasil já chamaram de "guru da reprodução", já estava marcada para um hotel da capital portuguesa muito antes da polémica do chumbo do Tribunal Constitucional às várias normas da Lei da Procriação Medicamente Assistida (PMA) aprovada no Parlamento.

Mulher dá à luz em corredor de hospital e fotógrafa capta o momento
Mulher dá à luz em corredor de hospital e fotógrafa capta o momento
Ver artigo

Ao jornal Público, o responsável admite, num futuro próximo, abrir em Portugal "uma representação" com vista a atender as dezenas de pedidos de cidadãos portugueses que lhe chegaram ao seu escritório no Brasil.

Clientes de todo o mundo

Entre a lista de clientes da Tammuz Family, contam-se pais noruegueses, ingleses, espanhóis, alemães, franceses, holandeses, austríacos, entre outros.

"Os europeus representam 30% dos nossos clientes", explica o responsável, para quem o direito à paternidade e maternidade "é uma questão de Direitos Humanos."

"Portugal não está a dar uma boa solução para quem precisa de ter filhos", critica o empresário que é fluente em português, por ter vivido vários anos no Brasil onde foi cônsul de Israel.

Ao todo, em quase 10 anos de atividade, a Tammuz Family já fez nascer mais de 650 crianças através dos seus serviços em vários países.

No site da Tammuz Family - disponível em várias línguas - há "soluções" para todos os casos e variam entre os 45 mil dólares (cerca de 37 mil euros) e os 100 mil dólares (82,3 mil euros), consoante o estado civil dos casais, o país de destino e outras condições variáveis.