A fusão dos hospitais da cidade e das maternidades é uma tentativa de "reduzir os Covões, as maternidades e atrofiar o CHUC [Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra] na figura de um hospital regional ou mesmo de natureza local", sublinhou o cabeça de lista do movimento de cidadãos, que falava aos jornalistas durante uma ação de campanha no Hospital Universitário de Coimbra.

"Somos completamente contra isso. A maternidade deve ir para os Covões e os Covões têm de recuperar valências", sublinhou Jorge Gouveia Monteiro, explicando que esse reforço do hospital que fica na margem esquerda do Mondego não pressupõe que não haja articulação entre as duas unidades ou até a racionalização de meios.

No entanto, o Hospital dos Covões tem de ser encarado "como um grande hospital central que serve toda a margem esquerda" e a zona sul de Coimbra até Leiria.

"Tem de se manter e ser revigorado, designadamente as urgências", disse.

Além disso, o candidato do movimento Cidadãos por Coimbra defendeu ainda a construção do centro de saúde da Fernão de Magalhães (o atual é criticado por fracas condições), a melhoria dos centros de saúde do concelho e o reforço das extensões de saúde, "que todos os anos são ameaçadas de parar".

Nesse sentido, Gouveia Monteiro considera que o município tem um papel de articulação com as autoridades e de exigência, rejeitando a ideia de que sejam as autarquias "a pagar os centros de saúde" - com exceção feita à disponibilização de instalações.

Sobre o problema de estacionamento e de trânsito junto ao CHUC, o candidato sublinhou que a resposta só poderá passar por melhores transportes coletivos, mostrando-se contra a criação de um silo automóvel.

"A solução não é mandar vir mais carros e depois ter pandemónios à entrada e à saída. A solução é transportes coletivos", frisou.

Nas eleições autárquicas de 01 de outubro, são candidatos à Câmara de Coimbra o atual presidente, Manuel Machado (PS), Francisco Queirós (CDU), Jorge Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), Vítor Ramalho (PNR), Jaime Ramos (PSD/CDS-PP/PPM/MPT), José Manuel Silva (Somos Coimbra) e Vítor Marques (PAN).

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.