“Designo, em regime de comissão de serviço, por um período de cinco anos, renovável por igual período, o licenciado Álvaro Santos Almeida, para exercer o cargo de presidente do conselho diretivo da Administração Regional de Saúde do Norte”, lê-se no despacho do Ministro da Saúde publicado quinta-feira em Diário da República.

Álvaro Almeida é professor associado da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), onde é presidente do Agrupamento Científico de Economia e diretor do Mestrado em Gestão e Economia de Serviços de Saúde, e leciona unidades curriculares da área da economia e políticas de saúde.

É também professor e coordenador de cursos na área da gestão e instituições de saúde da Porto Business School (PBS) e investigador associado do CEF.UP – Center for Economics and Finance at UP.

É ainda consultor na área da economia, gestão e políticas de saúde, tendo coordenado vários estudos para instituições públicas e privadas (como o estudo “As Medidas na Saúde: da racionalização à excelência”, realizado pela PBS para o Health Cluster Portugal).

Tem participado em grupos de trabalho governamentais (atualmente é coordenador da Comissão de Acompanhamento da Reforma Hospitalar e membro da Comissão Nacional para os Centros de Referência, e foi presidente do Grupo de Trabalho Turismo de Saúde) e é avaliador economista externo do INFARMED.

Álvaro Almeida é doutorado em Economia pela LSE - London School of Economics and Political Science (Reino Unido), licenciado em Economia pela FEP e Mestre em Economia pela FEP.

Entre outros cargos, foi presidente do Conselho Diretivo da Entidade Reguladora da Saúde (2005-2010), presidente do Conselho de Administração da Espaço Atlântico – Formação Financeira (2001-2003), economista do Fundo Monetário Internacional (1997-2000) e investigador no Financial Markets Group da London School of Economics (1994-1997).

A CReSAP, Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública, tinha apresentado ao Governo três candidatos - Álvaro Fernando Santos Almeida, Fernando Alberto Alves e José Miguel Dias Paiva - para substituir o atual presidente do conselho diretivo da ARS Norte, Castanheira Nunes.

O atual presidente do conselho diretivo da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, Luís António Castanheira Nunes, foi nomeado em outubro de 2011 pelo governo para um mandato de três anos.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.