A verba da fundação, parceira do Fundo Global de Combate ao HIV/SIDA, Tuberculose e Malária, vai permitir apoiar uma campanha de distribuição de redes mosquiteiras à população, oferecendo também testes de diagnóstico e a disponibilização de tratamento.

A mordedura destes 10 animais pode matá-lo em minutos
A mordedura destes 10 animais pode matá-lo em minutos
Ver artigo

“Moçambique fez grandes progressos na luta contra a malária. Com esta contribuição financeira, apoiamos o governo na sua determinação de se tornar um país livre da malária. Estamos a um passo de melhorar a qualidade de vidas das crianças, famílias e comunidades inteiras”, disse Julie Essiam, diretor-geral da fundação.

No comunicado, a fundação relembra que, em setembro de 2016, na altura da renovação da parceria de três anos com o Fundo, comprometeu-se a atribuir aquele montante para apoiar a luta contra a doença, também conhecida por paludismo, num país africano.

A verba, explicou a Fundação Ecobank, foi multiplicada por dois, através do mecanismo de complementaridade do Departamento do Governo Britânico para o Desenvolvimento Internacional (DFID), cujo princípio é dar dois dólares por cada dólar atribuído como subsídio pelos doadores.

Desta forma, a contribuição de esta parceria público-privada facilitada pelo Fundo atingiu os 2,25 milhões de dólares (1,83 milhões de euros) em favor do programa governamental moçambicano.

Citado no comunicado, Christopher Benn, diretor das Relações Externas do Fundo, disse que a fundação tem apoiado a missão de criar comunidades “mais saudáveis e prósperas”, ajudando também a “maximizar as respostas contra as doenças de forma eficiente”.

Ao longo da semana em curso, refere-se no comunicado, a Fundação Ecobank está, ao lado de outros parceiros privados do Fundo, a avaliar no terreno, em Moçambique, os avanços realizados na erradicação da malária.

A Malária continua a ser um dos maiores problemas de saúde pública em Moçambique, tendo no ano passado matado 1.600 pessoas de um total de 7,5 milhões de casos diagnosticados.

A Fundação Ecobank, criada pelo Grupo Ecobank e pelo Banco Panafricano Líder, tem por objetivo produzir impactos positivos nas vidas das populações em toda a África e dedica-se à transformação do continente nas áreas da saúde, educação e inclusão financeira, particularmente através da tomada de ações nas comunidades onde o Banco tem presença.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.