Incentivar a população a doar sangue para reabastecer as reservas nacionais, que diminuem no verão, é a missão de uma campanha que decorre em agosto em cinco praias do país e que foi hoje apresentada em Faro.
A campanha nacional "Dador-Salvador", promovida pelo Instituto Português do Sangue (IPS), visa sensibilizar a população, sobretudo os jovens, para a necessidade de doar sangue na época do ano em que os "stocks" mais diminuem.
“Nos meses do verão as reservas de sangue para transfusões diminuem consideravelmente quer pelo aumento dos acidentes e de internamentos, quer pela diminuição do número de dadores”, explicou à Lusa o presidente do IPS, Álvaro Beleza.
Para além da ação de divulgação, cada praia abrangida (Póvoa do Varzim, Figueira da Foz, Carcavelos, Monte Gordo e Quarteira) vai ter também uma unidade para colheita de sangue, acrescentou.
Em Portugal existem cerca de 500 mil dadores inscritos mas a maioria tem mais de 50 anos e a ideia é cativar mais jovens, referiu aquele responsável, que “nomeou” o surfista Tiago Pires ("Saca") e a judoca Telma Monteiro como embaixadores desta missão.
A campanha "Dador-Salvador" foi apresentada hoje às 12:00 na sala de reuniões do Laboratório Regional de Saúde Pública Dra. Laura Ayres, em Faro.
18 de julho de 2011
Fonte: Lusa
Comentários