O evento, no âmbito do Dia Mundial da Saúde, é promovido pela Câmara de Évora, em parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde de Évora, a Administração Regional de Saúde do Alentejo, o Hospital do Espírito Santo e a Universidade de Évora, entre outras entidades.

O Desafio pela Saúde vai ter lugar entre as 12:00 de sexta-feira e as 12:00 de domingo e é composto por “um vasto conjunto de iniciativas que visam chamar a atenção de toda a comunidade para a importância da adoção de estilos de vida saudáveis”, explicou hoje o município alentejano.

Ao longo destes dias, a população vai poder participar em várias atividades desportivas, em rastreios e em convívios que vão acontecer em diversos espaços da cidade, interiores e ao ar livre, com destaque para a Praça do Giraldo, Arena d´Évora e Piscinas Municipais.

Na edição deste ano, o evento, que decorre em simultâneo na cidade de Mérida, na Estremadura espanhola, está centrado na temática da dieta mediterrânica, classificada como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

A organização pretende "informar e sensibilizar para a importância de uma alimentação equilibrada, integrada num estilo de vida saudável”.

Segundo os promotores, é necessário “aumentar a consciência de mais pessoas de que a sua saúde também depende dos seus hábitos”.

O Desafio pela Saúde vai na 3.ª edição e, no ano passado, as atividades contaram com a participação de mais de sete mil pessoas, tendo a maior adesão sido registada na prática desportiva e nas ações ligadas à saúde, como rastreios e palestras.

Um dos objetivos deste ano, de acordo com a Câmara de Évora, passa por “aumentar substancialmente a participação ativa no evento”.

Nas edições anteriores, a iniciativa envolveu escolas, instituições, restaurantes, associações, empresas e firmas dos mais diversos setores, assim como a população em geral.

O Instituto Português do Desporto e Juventude e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGESTE) são os outros organismos envolvidos na organização.