Muitos estabelecimentos de saúde privados propõem programas de check up por preços que variam entre os 275 e is 2000 euros, embora vários estudos científicos já tenham mostrado que este género de programas, destinados a indivíduos saudáveis, sem sintomas, e que visam detetar as doenças, não têm benefícios comprovados. "Não reduziram a mortalidade em geral, nem por doenças cardiovasculares ou cancro. Aumentaram apenas o número de diagnósticos", diz a DECO.

10 mentiras (em que acreditou) sobre a hipertensão
10 mentiras (em que acreditou) sobre a hipertensão
Ver artigo

"Além disso, a deteção precoce não resulta necessariamente em melhores tratamentos. Estes podem começar mais cedo, mas não se verificam diferenças no final. Mais: durante o processo, os exames causam ansiedade, por vezes, dão resultados errados (os chamados falsos positivos ou falsos negativos) e não estão isentos de riscos", alerta a associação Defesa do Consumidor.

Para a DECO, os pacotes de consultas e exames de saúde, no seu todo, são desnecessários, mas alguns dos exames incluídos podem ser úteis. "É o caso quando o diagnóstico precoce aumenta a probabilidade de cura, sendo, para isso, indispensável que o exame dê resultados precisos e que haja tratamentos eficazes", frisa a organização.

As autoridades de saúde, como a Direção-Geral da Saúde, recomendam uma lista de análises e exames a indivíduos sem sintomas, em função da idade e do sexo. A DECO indica os seguintes:

10 alimentos que fazem disparar a tensão arterial
10 alimentos que fazem disparar a tensão arterial
Ver artigo

Medição da tensão arterial

A hipertensão está na origem de complicações cardíacas, como a angina de peito, enfartes ou alterações do ritmo cardíaco e outras, como acidentes vasculares cerebrais. São considerados elevados os valores a partir de 140/90 milímetros de mercúrio. É recomendado a partir dos 18 anos todos os três a cinco anos, em indivíduos sem fatores de risco.

Medição da glicemia

Os valores de glicemia (açúcar no sangue) podem indicar diabetes. A partir 126 miligramas de açúcar por decilitro de sangue (análise em jejum), a situação exige acompanhamento médico. É recomendado a quem excesso de peso, entre os 40 e os 70 anos, de três em três anos.

Colesterol

O colesterol elevado é um fator de risco para as doenças cardiovasculares. O valor de colesterol total pouco diz. É preciso verificar a relação entre o chamado bom (HDL) e o mau colesterol (LDL). É recomendado a homens a partir dos 40 anos e mulheres após os 50 ou após a menopausa: de cinco em cinco anos.

Mamografia

Permite identificar o cancro da mama. Mais de 90% das doentes podem ser curadas se a doença for detetada numa fase inicial, reduzindo também a necessidade de uma mastectomia total, a cirurgia para remover a mama. É recomendado a mulheres a partir dos 50 anos, de dois em dois anos.

Citologia (exame de Papanicolau)

Permite identificar alterações nas células do colo do útero e evitar a evolução da doença. Detetadas no início, as lesões são tratáveis e não se tornam malignas. Em caso de tumor, quanto mais cedo for descoberto, maior a probabilidade de cura. É recomendado a mulheres a partir dos 21 anos, de três em três anos.

Sangue oculto nas fezes

A presença de sangue nas fezes pode sinalizar um cancro do cólon e do reto. A deteção precoce destes cancros aumenta consideravelmente o sucesso dos tratamentos e a taxa de sobrevivência. É recomendado a homens e mulheres dos 50 aos 74 anos, uma vez por ano.