O equipamento vai nascer na antiga escola básica de Torregim, freguesia de Baguim do Monte e o projeto já foi aprovado quer pela direção nacional da Cruz Vermelha, quer pela Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte).

O imóvel, uma escola desativada, foi cedido pela câmara de Gondomar, distrito do Porto, à instituição por 50 anos.

10 doenças perigosas que não apresentam qualquer sintoma
10 doenças perigosas que não apresentam qualquer sintoma
Ver artigo

"Trata-se de colmatar uma lacuna na região. Aliás, foi isso que a ARS-Norte identificou e referiu de imediato quando apresentamos o projeto. A obra deverá arrancar antes do verão, conforme já nos foi indicado pela Cruz Vermelha nacional, que é quem está à procura de financiamento. Pode passar por uma candidatura ao [quadro comunitário] 2020", disse à Lusa o presidente da delegação Gondomar/Valongo.

O espaço, de dois pisos, terá ainda cozinha industrial e salão para ginásio e fisioterapia.

A delegação da Cruz Vermelha de Gondomar foi oficializada em 2014 e estendeu-se a Valongo há cerca de um ano e meio, tendo espaços em ambos os concelhos.

Outro projeto em curso

Nuno Coelho contou à Lusa que está a ser preparado outro projeto social para ocupar um terreno de 11 hectares em Valongo, espaço doado por um industrial enquanto mecenas da delegação.

"Com mais de uma centena de voluntários, a delegação de Gondomar/Valongo tem uma ‘família’ de mais de 120 pessoas, desde amigos, voluntários com e sem curso. Fazemos transporte de vítimas de violência doméstica, estamos disponíveis 24 horas e temos muitos projetos de apoio à família e de apoio alimentar", descreveu o responsável.

No total são 300 as famílias - 200 em Gondomar e 100 em Valongo - que recebem apoio alimentar mensal através desta delegação.

Soma-se uma academia de artes com 80 jovens e crianças que se dedicam à dança, expressão corporal, música, expressão visual e artística.

A delegação assina sábado, revelou Nuno Coelho, um contrato com o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) para oficializar a entrada no circuito 112 da ambulância de socorro com zero quilómetros que a instituição tem e cujo padrinho é o futebolista André Silva, avançado que atualmente joga no Milan, da Liga Italiana, e que representava o FC Porto.