Em comunicado enviado à agência Lusa, o conselho de administração do HESE realça que “os doentes encontram-se estáveis”.

“Por questões de segurança, no serviço de Psiquiatria e Saúde Mental os internamentos estão suspensos até normalização da situação”, alerta a unidade hospitalar.

Segundo o HESE, “após ter sido identificado um doente positivo para covid-19” neste serviço, “foi determinada a realização de despiste a todos os contactos de risco e foram iniciados os testes de rastreio aos profissionais e aos doentes internados”.

“O doente realizou o teste antes de ser internado, conforme está preconizado, e o resultado era negativo”, mas, “após o internamento, repetiu-se o teste de rotina, e, apesar de assintomático, o doente teve um teste positivo”, indica a unidade hospitalar.

Esse mesmo doente “foi de imediato transferido para a enfermaria ‘covid’”, acrescenta o HESE, informando que, além deste primeiro caso, do total de 13 internados na Psiquiatria, “estão confirmados mais sete doentes positivos”.

Os profissionais do serviço “encontram-se em vigilância ativa e a exercer funções, cumprindo todas as medidas de segurança”, sendo que, “até ao momento, nenhum apresenta sintomas”.

“Todos serão testados esta quinta-feira”, refere o HESE, que promete atualizar a informação “à medida da sua evolução” e diz já ter informado “todos os familiares dos doentes” infetados.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.041.289 mortos resultantes de mais de 95,4 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 9.246 pessoas dos 566.958 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.