Na lista de propostas candidatáveis está o “desenvolvimento de medicamentos e tratamentos relevantes (incluindo vacinas)”, dispositivos e equipamento médico e hospitalar (incluindo ventiladores, vestuário e equipamento de proteção ou instrumentos de diagnóstico), “desinfetantes, produtos intermédios e substâncias químicas básicas necessárias para a produção”, bem como “ferramentas de recolha e processamento de dados”, revelou a CCDR-N.

“Empresas e entidades do sistema de inovação, como laboratórios, com investimentos em bens ou serviços relevantes para o combate à doença COVID-19 podem beneficiar de financiamento do NORTE 2020. Os concursos de acesso ao apoio decorrem até 29 de maio e somam a atribuição de fundos europeus de 12 milhões de Euros a investimentos em curso ou iniciados desde 01 de fevereiro”, descreve a CCDR-N.

O concurso Inovação Produtiva COVID-19 “prevê o apoio a empresas que pretendam lançar, reforçar ou reverter as suas capacidades de produção de bens e serviços”.

“Inclui projetos de novos ou melhorados métodos de fabrico, de logística ou distribuição, bem como o aumento da produção”, destaca a CCDR-N.

A “taxa máxima do incentivo atribuído a fundo perdido é de 80% e pode ser majorada em 15 pontos percentuais se o projeto for concluído no prazo de dois meses”.

Já o concurso I&D Empresas - COVID-19 “dirige-se a empresas e entidades do sistema de inovação, como laboratórios, com investimentos em provas de conceito relativas a ideias ou protótipos que tenham resultado de projetos de investigação e desenvolvimento realizados ou em curso, para fazer face ao COVID-19, e que estejam no processo de passagem para um produto comerciável”.

A estes, somam-se “projetos de construção ou modernização das infraestruturas de ensaio e otimização”.

Os documentos relativos aos concursos estão disponíveis em www.norte2020.pt/concursos/concursos-abertos, na área Competitividade e Internacionalização.

O NORTE 2020 (Programa Operacional Regional do Norte 2014/2020) é um instrumento financeiro com uma dotação de 3,4 mil milhões de Euros de apoio ao desenvolvimento regional do Norte de Portugal.

Está integrado no Acordo de Parceria PORTUGAL 2020 e tem como Autoridade de Gestão a CCDR-N.

 A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 167 mil mortos e infetou mais de 2,4 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Mais de 537 mil doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 735 pessoas das 20.863 registadas como infetadas, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), encerraram o comércio não essencial e reduziram drasticamente o tráfego aéreo, paralisando setores inteiros da economia mundial.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.