Contactado hoje pela agência Lusa, o diretor da instituição daquele concelho do distrito de Viana do Castelo, Agostinho Freitas, adiantou que, em articulação com o presidente da comissão distrital de proteção civil, que é também o autarca de Ponte de Lima, Victor Mendes, foi “contratado um laboratório privado que durante a manhã de hoje realizou testes rápidos a todos os utentes e funcionários”.

“Isto sem prejuízo de serem feitos novos testes pela autoridade de saúde. Precisamos é de saber o mais rápido a dimensão do problema, nesta resposta, para podermos atuar”, referiu.

Além do Centro Comunitário de Refoios, a Casa da Caridade de Ponte de Lima detém a Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) de Nossa Senhora da Conceição, onde 65 dos 67 utentes e 18 dos 40 funcionários estão infetados pelo novo coronavírus.

Agostinho Freitas explicou que “a funcionária do Centro Comunitário de Refoios tinha passado uns dias em casa, regressou ao trabalho na quinta-feira”, na sexta “acusou alguns sintomas” e, no domingo, recebeu a confirmação da infeção pelo novo coronavírus.

O diretor da Casa da Caridade adiantou que na ERPI de Nossa Senhora da Conceição, situada no centro da vila de Ponte de Lima, a “situação está estabilizada”.

“Estamos a desenvolver esforços junto da autoridade de saúde para, entre hoje e terça-feira, serem realizados testes aos casos positivos, mas sem sintomas há vários dias”, disse.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.251.980 mortos em mais de 50 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.896 pessoas dos 179.324 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.