Carlos Ferreira, coordenador do Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria, disse à Lusa que esta resposta vem “tirar dos circuitos normais dos centros de saúde” as pessoas que apresentam infeções respiratórias, evitando o contacto com doentes que apresentam outras patologias.

Com as ADR, passa a existir um espaço próprio para atendimento das infeções respiratórias, que incluem as gripes e a covid-19, nos centros de saúde de Almeirim, Alpiarça, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém (para já em S. Domingo e em Pernes), com funcionamento das 10:00 às 17:00 durante os dias úteis.

Aos fins de semana e feriados, Santarém assegura, entre as 09:00 e as 14:00, o atendimento também para os utentes de Almeirim e Alpiarça, sendo os da Golegã atendidos no centro de saúde da Chamusca, com os restantes a funcionarem igualmente entre as 09:00 e as 14:00, adiantou.

Para garantir a existência de circuitos autónomos, os municípios de Almeirim, Chamusca e Coruche disponibilizaram contentores “com todas as condições”, aguardando Santarém a colocação de dois contentores no centro de saúde situado em S. Bento e dois no de S. Domingos.

Carlos Ferreira afirmou que as ADR sucedem-se às cinco áreas dedicadas a despistagem da covid-19 (ADC) criadas em março na Lezíria do Tejo.

O ACES Lezíria abrange os concelhos de Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém, num total de cerca de 200.000 utentes.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,2 milhões de mortos e mais de 46,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.590 pessoas dos 146.847 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.