De acordo com o comunicado da Autoridade de Saúde Regional, as 749 análises realizadas nas últimas 24 horas detetaram um caso positivo, de uma mulher de 20 anos, “não residente, que desembarcou na região em 06 de setembro, proveniente de território continental”.

Depois de ter obtido resultado negativo no despiste feito antes do embarque, o teste feito ao sexto dia de permanência na região deu positivo para infeção pelo novo coronavírus.

“Com historial de positividade para o vírus SARS-CoV-2 em agosto, o caso encontra-se em investigação para apuramento de eventual recuperação”, refere o comunicado, informando que “o caso apresenta situação clínica estável e foram já diligenciados, pela delegação de saúde concelhia, os procedimentos definidos para caso confirmado, testagem e vigilância de contactos próximos”.

Há ainda a registar a recuperação de um homem de 47 anos, na ilha do Pico.

Dos 46 casos ativos no arquipélago, 36 são na ilha de São Miguel, sete na ilha Terceira, dois na ilha do Pico e um na ilha Graciosa.

Até ao momento, foram detetados nos Açores 256 casos, dos quais 16 pessoas morreram, todas em São Miguel, e 165 recuperaram.

As restantes regressaram aos seus destinos de origem, depois de terem sido diagnosticadas no arquipélago.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 924.968 mortos e mais de 29 milhões de casos de infeção em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.871 pessoas dos 64.596 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

ILYD // ROC

Lusa/fim

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.