"É bom poder combinar a clonagem com a engenharia genética e a China está na vanguarda", disse ao Diário do Povo um dos investigadores, Lai Liangxue.

No Instituto de Biomedicina de Cantão, a equipa conseguiu clonar um cachorro de raça 'beagle' com a mais moderna tecnologia de modificação genética, capaz de selecionar genes específicos.

"Com esta tecnologia podemos criar um animal com mais músculos, melhor olfato e mais capacidade para correr, o que é bom para um cão de caça ou da polícia", declarou Lai.

O investigador admite que a técnica possa ser usada para tratar doenças dos animais.

Dolly nasceu há 21 anos

O nascimento da mais famosa ovelha do mundo fez tremer governos e religiões. Falou-se no fim do mundo, mas afinal não nasceram clones humanos e a tecnologia utilizada ajudou a conhecer melhor as doenças e o início da vida.

Nascida a 05 de julho de 1996, o anúncio desta estranha forma de vida só aconteceu em fevereiro do ano seguinte. Isto porque a ovelha nasceu graças à clonagem de uma célula adulta, um feito que chegou a ser comparado à bomba atómica e espoletou nos homens o medo de serem copiados.

Aparentemente igual a todos os ovinos, esta ovelha nasceu mais igual do que as outras, pois era semelhante à dadora da célula adulta que foi introduzida numa outra sem núcleo e de cuja junção resultou um embrião. Esse embrião foi posteriormente implantado numa "ovelha de aluguer", que deu à luz a famosa Dolly.

Veja ainda: 10 mutações genéticas que são autênticos superpoderes