Segundo dados oficiais da Ordem dos Médicos Dentistas, a que a agência Lusa teve acesso, entre março de 2014 e o fim de agosto deste ano foram detetados 79 casos de cancro oral e 109 lesões potencialmente malignas através do Programa de Intervenção Precoce do Cancro Oral.

Dos mais de 10 mil cheques para diagnóstico emitidos, foram usados apenas 3.354, o que dá uma taxa de utilização de 33%.

Este ano, foram realizadas já mais de 1.800 biópsias ao cancro oral, número que quase triplicou em relação a 2015, quando se fizeram cerca de 660.

No seu todo, o programa de saúde oral onde está integrado o cheque dentista já beneficiou mais de 2,5 milhões de utentes desde 2008, tendo sido usados em oito anos mais de três milhões de cheques para 8,7 milhões de tratamentos.

Leia ainda15 alimentos que os dentistas nunca comem

Veja também12 coisas que o dentista sabe sobre si

Saiba mais17 sintomas de cancro que os portugueses ignoram

A maioria das intervenções (quase 60%) diz respeito a procedimentos preventivos, como aplicação de selantes de fissuras que evitem cáries. São as crianças e jovens o grupo mais significativo a beneficiar dos cheques dentista.

Nos primeiros nove meses deste ano, mais de 227 mil pessoas já usaram estes cheques, com uma taxa de utilização em relação aos vales emitidos que se situa nos 83%. Ao todo, foram emitidos 385 mil cheques e usados perto de 320 mil.

O grupo das crianças de sete, 10 e 13 anos é o que regista taxa de utilização dos cheques mais elevada (92%). Este ano já foram mais de 120 mil as crianças destas idades a terem acesso ao programa de saúde oral, com mais de 222 mil consultas realizadas.

Os cheques dentistas são atribuídos a crianças que frequentem a escola pública e abrangem adolescentes de 13 anos, que podem voltar a usufruir de cheques dentista aos 16 e aos 18 anos desde que já tenham beneficiado do programa.

Trata-se de um alargamento recente e limitado, que faz com que as taxas de utilização nestes grupos sejam inferiores. Por exemplo, nos jovens com 16 anos a taxa de utilização dos cheques está nos 38% e nos 18 anos situa-se nos 43%.

Quanto às grávidas seguidas no Serviço Nacional de Saúde, já foram usados desde 2008 mais de 570 mil cheques, estando a taxa de utilização acima dos 80%.

O programa do cheque dentista conta com uma rede de mais de 4.400 médicos, havendo um acréscimo de 240 clínicos para o diagnóstico do cancro oral.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.