Tal acontece sobretudo por traumatismo indireto na sequência dos movimentos bruscos de flexão/extensão após traumatismos cranianos contra os postes da baliza, contra o solo ou contra outros jogadores.

Quem o diz é Luís Teixeira, fundador do Spine Center, a propósito da situação de Júlio César, atual guarda-redes do Benfica que apresenta uma lesão crónica na coluna. O médico especialista refere também a predisposição dos atletas desportivos para este tipo de situações.

Depois de uma longa ausência no clube da Luz, que já preocupava os adeptos encarnados e a própria SAD, Júlio César regressou aos relvados e muito se tem falado sobre a lesão crónica do guarda-redes e do rendimento dos atletas desportivos nestas situações.

Guarda-redes mais predispostos

Numa altura em que o nome de Loris Karius tem sido apontado para o plantel do Benfica, o cirurgião ortopedista explica que: "um guarda-redes está mais sujeito a algumas lesões na coluna vertebral, tal como a lesões de lises ístmicas na coluna lombar que ocorrem por movimentos repetidos de hiper-extensão, ou de quedas em posição de hiper-extensão forçada com sobrecarga mecânica dos elementos articulares facetários posteriores e sua consequente lesão".

Já sobre como se deve proceder face a este tipo de situações, o médico que trouxe para Portugal o primeiro sistema que permite a obtenção de imagens multidimensionais durante as operações, recolhendo imagens em 3D no bloco operatório, explica que o melhor é sempre prevenir e antecipar já que um sintoma num ombro, pescoço ou nas mãos, por exemplo, pode ser um indicador de que algo na coluna está errado.

"É importante não esquecer de que a coluna vertebral está envolvida no mecanismo de transmissão e coordenação dos movimentos entre os membros superiores e inferiores. Essas estruturas incluem ossos, articulações, músculos, ligamentos e os discos intervertebrais, que agem continuamente no sentido de potencializar a força a ser desprendida pelos membros. Por isso, lesões na coluna podem prejudicar todas as partes do corpo", conclui o especialista.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.