Um tumor de 15 Kg foi extraído com sucesso de uma mulher com 35 semanas de gravidez. A jovem de 25 anos foi operada na semana passada e saiu do hospital esta terça-feira. Mãe e filha recém-nascida encontram-se bem de saúde.

Segundo Ariel Tapia, vice-presidente do Hospital Público Juan 23, de La Paz, o quisto de 15 kg apresenta múltiplos quistos no seu interior. Como o peso da criança era de cerca de 3 kg, a mãe teve de carregar 18 quilos no total durante a gravidez.

O médico afirma que a operação foi realizada por três equipas: "Uma de ginecologistas, outra de neonatologistas e outra que, sob a minha direção, realizou a cirurgia e se encarregou de retirar o tumor."

"Não tenho conhecimento de uma operação realizada na Bolívia em que se tenha tirado um tumor deste tamanho", declarou o médico.

A mulher grávida chegou ao hospital Juan 23 de La Paz com um complexo quadro emocional, pois outros médicos afirmaram que ela deveria abortar, devido a estar em risco de vida.

Ariel Tapia declara ser muito “provável que a mulher tenha começado a desenvolver o tumor aos dez anos e, apesar de muito grande, não tinha causado muitos problemas, a não ser contrações em muitas partes da região abdominal."

23 de março de 2012

@SAPO