O presidente da câmara, Manuel Moreira, disse hoje à Lusa que foram cerca de 250 os idosos que beneficiaram de comparticipação na compra de medicamentos.

Segundo o regulamento, a comparticipação pode ascender até 100 euros por mês e abrange os idosos com um rendimento bruto mensal não superior a 400 euros.

O apoio corresponde a 50% da parte que cabe ao utente, aquando da aquisição, mediante receita médica, de medicamentos comparticipados pelo Sistema Nacional de Saúde.

Quanto à vacina contra a meningite B, foram contempladas as cerca de 80 crianças que em 2015 nasceram no concelho.

Trata-se de uma vacina que não integra o Programa Nacional de Vacinação.

Aquando da aprovação da oferta da vacina, a câmara lembrou que a meningite B, “embora seja uma doença rara, é muito grave e pode até matar ou deixar sequelas muito grandes para toda a vida”.

Os medicamentos para idosos e as vacinas para as crianças integram o investimento, superior a meio milhão de euros, feito em 2015 pela Câmara de Amares no setor social, de que se destacam ainda o apoio às rendas, o transporte escolar e a habitação social.

Os números constam do relatório e conta de gerência, agora aprovados, que mostram que a Câmara de Amares encerrou as contas de 2015 com um saldo superior a 117 mil euros.

A taxa de execução financeira foi superior a 97 por cento e registou-se um aumento na arrecadação da receita na ordem de 1,2 por cento.

“Já em matéria de despesa, destaca-se o peso do investimento no cômputo global da despesa, que se fixou em 29 por cento, o valor mais alto dos últimos três anos”, refere um comunicado municipal.

“Apesar de todos os constrangimentos financeiros vividos em 2015, sobretudo por força da transição entre quadros comunitários, o esforço de investimento manteve-se e toda a poupança alcançada foi canalizada para esse efeito”, refere Manuel Moreira, citado no comunicado.

Sublinha ainda que, em 2015, foram amortizados 795 mil euros de dívida à banca.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.