Os rastreios e as ações de aconselhamento vão ser promovidos gratuitamente pela Câmara de Almodôvar, no Baixo Alentejo, e pela Faculdade de Medicina de Lisboa e destinam-se a vários públicos-alvo, nomeadamente crianças, jovens, adultos e idosos que vivem isolados ou em lares de terceira idade.

O presidente da Câmara de Almodôvar, António Bota, explicou hoje à agência Lusa que os rastreios pretendem "sensibilizar e aconselhar a população para a necessidade de prevenção e tratamento de doenças", sobretudo cardiovasculares, e para "os benefícios da adoção de um estilo de vida saudável".

Os rastreios e as ações de aconselhamento vão envolver uma equipa de médicos e alunos em fase final de curso da Faculdade de Medicina de Lisboa, explicou o autarca, frisando que "um conselho médico vale mais do que ler um simples folheto informativo".

Segundo António Bota, a autarquia vai "aproveitar" a iniciativa para "mostrar a realidade do concelho de Almodôvar" aos atuais e futuros médicos envolvidos e sensibilizá-los para a falta de clínicos no interior do país, para que "no futuro haja mais médicos com vontade de exercer" naquela zona do país.

De acordo com a Câmara de Almodôvar, a "tónica" dos rastreios e das ações será dada à prevenção de doenças cardiovasculares, "a principal causa de morte" em Portugal, mas também serão abordados a problemática, a prevenção e o tratamento do excesso de peso.

As ações de sensibilização junto dos jovens vão centrar-se na prevenção, no diagnóstico e no tratamento do Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que provoca a SIDA, com vista à aquisição de vivências sexuais saudáveis e à diminuição de comportamentos de risco.

Na sexta-feira, os rasteiros e as ações vão decorrer na Escola do 1.º ciclo do Ensino Básico da vila de Almodôvar, onde será instalado um "mini-hospital dos pequeninos" para procurar combater o "medo" que crianças têm da "bata branca", ou seja, de médicos, refere a autarquia.

No sábado, os rastreios e as ações de aconselhamento destinam-se à população em geral e vão decorrer na Praça da República, em Almodôvar, entre as 09:00 e as 16:00.

No domingo, os rastreios vão decorrer junto de idosos do concelho que vivem isolados ou em dois lares do concelho, o da Santa Casa da Misericórdia de Almodôvar e o de Nossa Senhora da Graça Padrões.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.