Afinar um piano também afina o cérebro, dizem os investigadores que acompanharam as alterações estruturais nos cérebros dos profissionais que afinam os pianos.

Investigadores da universidade College London e da universidade Newcastle descobriram que ouvir duas notas tocadas simultaneamente faz com que o cérebro se adapte.

O exame ao cérebro mostrou grandes e específicas alterações no hipocampo, zona do cérebro que comanda a memória e a cognição.

Isto relaciona-se com o tempo de trabalho dos afinadores de pianos profissionais.

Os investigadores do instituto Wellcome Trust utilizaram uma ressonância magnética imagiológica para comparar os cérebros de 19 profissionais de afinação de piano – que tocavam duas notas ao mesmo tempo para fazê-los soar na perfeição – e 19 pessoas com profissões diferentes.

O investigador Sundeep Teki confirma que já se sabia que o treino musical podia alterar estruturalmente do cérebro, mas o que a equipa de investigadores traz de novo é “uma rara oportunidade de examinar a capacidade do cérebro para se adaptar a uma forma de audição muito especializada.”

Outros investigadores repararam em alterações semelhantes no hipocampo dos taxistas, dado a sua profissão obrigá-los a reter constantemente informações detalhadas para encontrarem caminhos complexos.

Tim Griffiths, especialista que conduziu o estudo anterior ao dos afinadores profissionais, revela, à revista Neuroscience, que “o papel do hipocampo na análise auditiva ainda não está muito explorado”.

31 de agosto de 2012

@SAPO