Com base no número de receitas de comprimidos para dormir e no volume de produtos destinados a provocar o sono, a insónia talvez seja o mais difundido problema de saúde. Actualmente, um em cada três adultos tem periodicamente problemas com o sono.

O sono é um estado fisico e mental bem definido no qual o corpo se encontra mais lento e a mente perde a consciência do mundo exterior, apesar da mesma não ficar totalmente inconsciente. No fundo, a mente desloca a direcção da consciencia para dentro do sonho.

Na verdade, o cérebro "trabalha mais arduamente" durante o periodo de sonho do sono do que durante o dia, tudo isto com variantes, dependendo de cada pessoa. Assim como algumas pessoas parecem mais despertas durante o dia, outras ficam mais "adormecidas" durante a noite.

Segundo os investigadores que estudam caracteristicas fisiológicas dos seres humanos, exsitem 4 estádios distintos de consciência:
- SONO PROFUNDO (sono delta), durante o qual tem lugar a maior parte do repouso e da recuperação;

- SONHO (sono REM), conhecido assim pelos rápidos movimentos dos olhos que o acompanham;

- SONO LEVE, que frequentemente ocupa a maior parte do tempo durante a noite, e que ocorre depois do fim dos periodos acima;

- VIGÍLIA, estadio mais desperto, o que é suposto acontecer num estado mais MEDITATIVO e de maior concentração.

AFINAL, PORQUE DORMIMOS?
Para renovar e rejuvenescer.

O repouso profundo proporcionado durante o sono permite que o corpo recupere da fadiga e stress, visando o EQUILÍBRIO.

O SONHO parece ser um outro aspecto desse processo de purificação e eliminação do stress e da tensão acumulada no sistema nervoso.

Será importante aprendermos como extrair do sono, o descanso mais profundo e mais reparador, capaz de conferir à mente e ao corpo uma vitalidade e um rejuvenescimento máximos.

No AYURVEDA diz-se que a fonte da dificuldade repousa na consciência. A consciência de um desconforto, de uma doença, de uma ansiedade, de uma preocupação que depois se transforma num problema básico como a fadiga ou a insónia. A seguir tem inicio um nivel mais agudo de desconforto físico e, finalmente é a expressão total da doença fisica que se manifesta. A insónia poderá em muitos casos ser evitada com uma melhor definição de realização e objetivo na vida.

Já tem sono? Bons sonhos...

Vera Bilé/Brahmi

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.