Contrariando a ideia que uma preparação para uma prova se faz apenas algumas semanas antes, quando saí do palco o ano passado sabia que queria evoluir pra voltar ainda mais competitivo.

Então, para isso não poderia encostar-me ao meu lugar no pódio, mas sim tentar perceber como melhorar, alinhando um plano de como o fazer.

É com algum orgulho que vejo claramente que a minha evolução teve uma curva positiva e, não me ter conformado permitiu-me alcançar esse objetivo de melhoria. Acho que este caminho deve ser feito a seu tempo, mas a assertividade pode acelerar o processo.

Faltam ainda algumas semanas para o "destino final", mas começo esta semana a preparação propriamente dita para uma prova internacional de Fitness.

Usando a linguagem do Fitness, nos últimos meses foi um período de Off-Season (período não competitivo) em que consegui alcançar objetivos que tinha alinhado para me encontrar pronto para atacar esta preparação. Mais peso, mantendo a gordura corporal dentro das mesmas percentagens.

Apesar de ser este o momento em que oficializo toda a preparação existe já algum trabalho de base!

O meu amigo e preparador Carlos SIlva, sempre me transmitiu a ideia que se melhora de ano para ano. Não podia ser mais verdade, no meu caso encontro-me em melhor condição nesta fase de preparação do que nesta mesma fase na minha anterior competição. Sinto um orgulho imenso de estar no caminho certo, sentindo motivação em cada célula, atrasando assim a fadiga e o cansaço inerentes a este processo.

Para a semana 1 tivemos de alinhar um plano alimentar ainda bastante calórico para não existir o risco de descer o peso drásticamente perdendo massa muscular desnecessariamente. Pretende-se que ao longo das semanas o peso vá reduzindo, mas essencialmente através da perda de massa gorda.

Foi ainda definido um plano de treino com uma periodização adequada para o objetivo que se pretende.

 Assim esta semana além dos treinos de musculação diários,  estava previsto realizar duas sessões semanais de HIIT (treino intervalado de alta intensidade) durante dez a vinte minutos, total.

A primeira sessão de HIIT foi realizada na elíptica que tenho em casa. Apesar de não ser de grande qualidade, foi das melhores compras que fiz quando decidi entrar na minha primeira competição, pelo tempo que nos poupa nas idas extra ao ginásio.

Três anos passaram e "ela" continua a acompanhar-me e a cumprir com tudo o que prometeu. Apesar de termos desenvolvido uma relação amor/ódio, pelo esforço a que me submete, nesta preparação ainda pouco privamos, estando presente agora um sentimento de agradecimento pelo tanto que já fez por mim.

Quando nos encontramos, desligo de toda a realidade que me rodeia. Luzes apagadas, eu, a elíptica e uma banda sonora para nos acompanhar em mais uma sessão, assim me desloco no vazio, sem certeza onde piso, mas seguro da minha meta.

Cometi um erro primário! Como sabemos o treino de alta intensidade aumenta o metabolismo basal e estimula o sistema nervoso. Isto significa que nos deixa despertos, parecendo que bebemos uma panela de café. Eram uma hora da manhã quando acabo o treino e me deparo com esta conclusão básica. Seguiram-se várias horas de insónia, onde o sentimento culpa, e estupidez me assolaram. Não podemos falhar em pormenores tão simples que comprometam o nosso descanso.

Felizmente o tempo acordado permitiu-me outras resoluções e alinhamento de estratégias, dando um sentido para toda esta situação. Assim não perdi totalmente meu tempo.

Para segunda sessão de HIIT fiz um WOD (Crossfit). Deixo o agradecimento ao Mega Craque pelo convite e pela receção que fizeram a mim e ao Marco Costa, meu parceiro de treino, para experimentarmos uma aula na sua box.

Como é de calcular a intensidade do treino esteve sempre em níveis altos servindo o meu propósito de funcionar como sessão extra de HIIT com um pouco mais de duração.

Confesso que é uma modalidade que me atrai. Algo que um dia ainda hei-de experimentar em contexto competitivo, mas isso fica para outra altura.

Espero manter os meus níveis de motivação altos uma vez que o caminho ainda agora se iniciou e ainda há tanto a ser feito.

Até para a semana!

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