Por isso, como perder barriga rapidamente?
Uma das medidas que ajdua a saber qual a sua % de massa gorda é, sem dúvida, o perímetro da anca. Saiba qual a sua % de massa gorda em: Peso ideal
Importa salientar que cada caso é único e para obter sucesso há que analisar alguns pormenores mais técnicos. Se é verdade que algumas pessoas têm uma barriga maior devido ao percentual de gordura elevado (prega cutânea abdominal) noutras deve-se ao facto de alguns músculos estarem disfuncionais (transverso do abdómen e diafragma) e tal levar a alterações posturais e dilatação abdominal. Aconselhar-se com um profissional de Exercício Físico pode fazer toda a diferença na escolha dos métodos mais adequados.
Exercícios cardiovasculares: atividades como corrida, natação, ciclismo, ou até treino em circuito no ginásio, que envolvem grandes grupos musculares poderão ser interessantes pela influência que têm no metabolismo (dispêndio energético elevado) e respetiva ajuda na perda de massa gorda.
Exercícios de reforço do CORE: a realização de exercícios de força, mais analíticos, que solicitem músculos do tronco são um complemento importante já que aumentam a resistência muscular, o tónus e o fluxo sanguíneo, que potenciam a redução de gordura localizada. Exercícios que envolvam uma rotação da coluna de forma controlada, e isométricos como pranchas ventrais e laterais, são alguns exemplos. Exercícios tradicionais como os crunches são totalmente desaconselhados devido às inúmeras lesões que provocam.
Ginástica hipopressiva: este método é especialmente interessante para pessoas que apresentam uma dilatação abdominal provocada por alterações posturais e viscerais que levam a um aumento de pressão intra-abdominal e outros problemas associados. Trata-se de realizar exercícios que criam uma aspiração diafragmática, reeducando fatores neurofisiológicos destes grupos musculares (para mais informações consulte o site do criador do método www.marcel-caufriez.net).
É importante referir que a dieta alimentar tem um papel fundamental para a perda de barriga uma vez que a quantidade e qualidade dos alimentos poderão influenciar não só a forma como os nossos órgãos estão organizados bem como a dilatação dos mesmos.
José Pereira
Master Trainer Holmes Place Coimbra
Comentários