Todos os meses, na sua edição impressa, a revista Prevenir apresenta-lhe novidades editoriais que, pelo seu conteúdo, merecem ser lidas com outros olhos. São os livros que melhoram os nossos dias, como lhes chama. Da alimentação à saúde, passando pela psicologia, pelo desporto e pelo bem-estar, não faltam propostas que lhe permitem prevenir problemas de saúde ou até lidar com muitos dos problemas que o atormentam.

1. "Prevenir doenças e conservar a saúde"

Da autoria de Francisco George e publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, este ensaio, da autoria do presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, explica por que é que prevenir a doença é um direito e um dever de todos nós. "O exercício físico é prioritário. Não pode faltar nem na própria família, nem na escola, nem no local de trabalho", sublinha o médico, que foi diretor-geral da saúde entre 2005 e 2017.

15 livros que vão melhorar os seus dias

2. "Comece bem o dia – Mais de 60 receitas para pequenos-almoços saudáveis"

De Martina Ferrer e publicado pela Arte Plural Edições, pretende ensinar a comer melhor, alertando para a importância do pequeno-almoço e para os alimentos que devem (ou não) constar desta refeição. "As gorduras favorecem a sensação de saciedade, uma vez que demoram mais tempo a serem digeridas e absorvidas pelo intestino", adverte a nutricionista, especialista em psiconeuroimunologia.

15 livros que vão melhorar os seus dias

3. "Faz bem ou faz mal?"

Da autoria de Nina Shapiro, é publicado em Portugal pelo Clube do Autor. Nele, a cirurgiã reflete sobre os maiores mitos e dúvidas da saúde, identifica potenciais perigos da (des)informação que circula na internet e deixa estratégias que podem proteger a saúde. "Nunca se é demasiado velho para se ser imunizado", sublinha. "Muitas das vacinas atuais destinam-se aos adultos e idosos", ressalva ainda a especialista.

15 livros que vão melhorar os seus dias

4. "Respostas simples às perguntas difíceis dos nossos filhos"

De Bárbara Ramos Dias e publicado pela Manuscrito, este é um guia da autoria de uma psicóloga clínica especialista em adolescência e parentalidade. Nesta obra, a médica ajuda a responder às questões mais frequentes das crianças e jovens. "Comunicar de forma positiva é promover um diálogo diário onde se evitam respostas de sim, não e talvez", aconselha Bárbara Ramos Dias. Para saber mais, vai ter que ler o livro.

15 livros que vão melhorar os seus dias

5. "A saúde pelos alimentos"

De Patrick Holford e publicado pela Marcador Editora, este é um guia centrado em 75 doenças comuns que apresenta abordagens naturais na sua prevenção e tratamento, repleto de sugestões práticas e conselhos muito úteis. "O alho contém alicina, um líquido oleoso de cheiro intenso que é antiviral, antifúngico e antibacteriano", afirma o especialista em nutrição britânico, autor do livro "A saúde pelos alimentos".

15 livros que vão melhorar os seus dias

6. "Vida anticancro - O plano em seis passos para transformar a sua vida"

Escrito por Lorenzo Cohen e por Alison Jefferies, neste livro, publicado em Portugal pela editora Lua de Papel, os dois médicos oncologistas explicam, com base científica, a relação entre "alimentação, meio ambiente, exercício físico, combate ao stresse, apoio social e sono" na prevenção e combate ao cancro, como sublinham ao longo das 552 páginas. "O stresse anula os benefícios alimentares", advertem os especialistas.

15 livros que vão melhorar os seus dias

7. "Não me olhes com esse tom de voz"

Escrito por Judite Sousa em colaboração com Maria do Céu Santo, é publicado pela Bertrand Editora. Sob a forma de uma (longa) conversa, a jornalista da TVI e a médica ginecologista/obstetra falam sobre amor, sexo e sentimentos numa perspetiva pedagógica. Um diálogo do qual resultam estratégias que ajudam a manter uma relação viva e saudável. "A pele é a maior zona erógena do corpo humano", sublinham.

15 livros que vão melhorar os seus dias

8. "Cuidar do intestino das crianças"

De Brett Finlay e Marie-Claire Arrieta, é publicado pela Matéria-Prima Edições. Em "Cuidar do intestino das crianças", os dois especialistas em microbiologia explicam o papel fulcral dos micróbios na manutenção da saúde e no desenvolvimento infantil, aproveitando para desmistificar algumas das crenças mais comuns. "Os micróbios desempenham um papel muito grande na vida dos nossos filhos", advertem.

15 livros que vão melhorar os seus dias

9. "Segredos de beleza das francesas"

Escrito por Mathilde Thomas, este guia inspirador da fundadora da marca de dermocosmética Caudalie faz uma reflexão sobre a essência da beleza francesa, no qual aborda temas como o funcionamento da pele, os ingredientes dos cosméticos e os cuidados essenciais a ter no dia a dia. "A pele reflete o que lhe damos através da alimentação e não só [d]o que comemos, mas como [o] comemos", avisa a especialista.

15 livros que vão melhorar os seus dias

10. "Infusões - Chás de ervas para purificar, nutrir e curar"

Da autoria de Paula Grainger e Karen Sullivan e publicado pela editora Vogais, este livro, escrito a quatro mãos por uma herbalista e uma jornalista, é ideal para ter em casa. Esta compilação de receitas de infusões simples e rápidas promete melhorar o bem-estar com dicas práticas. "A manhã é considerada a melhor altura para apanhar ervas aromáticas, antes do calor do dia começar e evaporar os óleos essenciais", sugerem.

15 livros que vão melhorar os seus dias

11. "Parar. Sentir. Respirar."

Escrito por Vera Simões e publicado pela Casa das Letras, este é um livro que promete levar-nos a (re)aprender a sentir, contemplar e refletir. A autora, que ensina ashtanga yoga há mais de uma década, partilha esta prática que ajuda a recuperar energia e a conexão com o nosso interior. "As posturas limpam o corpo e potenciam a circulação sanguínea, mas também desobstruem bloqueios energéticos", informa a autora.

15 livros que vão melhorar os seus dias

12. "Da cabeça aos pés - Uma viagem extraordinária pelo corpo humano"

Sabia que a chave da nossa humanidade reside no pé? Baseando-se na sua experiência como cirurgião e médico de família, o autor, Gavin Francis, explora neste livro, publicado pela Marcador Editora, o inexplorado território que é o corpo humano. "Quando refrigerado, um rim extraído conseguirá sobreviver até 12 horas ou mais" é uma das muitas curiosidades que pode ler nesta obra de 240 páginas.

15 livros que vão melhorar os seus dias

13. "O livro da ignorância"

O psicoterapeuta Vitor J. Rodrigues, através da personagem Amnésio, o guru da ignorância, leva-nos a constatar que quanto maior é a dúvida, maior é o conhecimento. "Não consigo ser o dono nem o controlador de quanta vida existe em mim ou em vós ou em qualquer ser vivo", é um dos conselhos que encontra nesta obra publicada pela editora Nascente, uma das chancelas da 20|20 Editora, sediada na Amadora.

15 livros que vão melhorar os seus dias

14. "Rodeado de idiotas"

De Thomas Erikson, este livro é publicado em Portugal pela editora Lua de Papel. Nele, o autor, especialista em comunicação, revela o que considera ser o melhor sistema para identificar, compreender e lidar com qualquer idiota. O livro alia a tradição de estudos de personalidade ao rigor científico da ciência comportamental. "A comunicação é, muitas vezes, uma questão de adaptação aos outros", informa o especialista.

15 livros que vão melhorar os seus dias

15. "Deuses caídos"

E se a pessoa que está ao nosso lado que julgámos ser um deus não passar de um mortal com muitos defeitos? O autor desta obra, o psicólogo clínico e sexólogo Fernando Mesquita, explica como nos podemos proteger de cada tipo de personalidade amorosa. "Se está com alguém que já falhou duas ou três vezes, tenha cuidado! Muito provavelmente voltará a falhar", adverte. É um dos títulos da Edições Chá das Cinco.

15 livros que vão melhorar os seus dias

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.