Um médico de 29 anos de Wuhan, cidade epicentro da epidemia de coronavírus na China, morreu na quinta-feira (20.02) infetado pela doença, tornando-se uma das vítimas mais jovens do surto e o último entre as equipas médicas daquela metrópole chinesa.
O bispo do Porto afirmou hoje, numa oposição à eutanásia, que “muitos humanistas” tentaram “libertar da morte infligida e do sofrimento psicológico muitos que os vão sofrer”, mas não conseguiram porque a “cultura necrófila sobrepôs-se à defesa da vida”.
Os acidentes vasculares cerebrais causaram em 2018 o maior número de óbitos, com 11.235 mortes, mas os dados melhoraram em relação ao ano anterior, ao contrário das mortes por doenças respiratórias, que estão a aumentar, segundo o INE.
As taxas de mortalidade por doenças do aparelho circulatório e por tumores malignos atingiram em 2018 os valores mais altos da última década, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).
A pneumonia foi a terceira causa de morte em Portugal em 2018, logo a seguir às doenças cerebrovasculares e à doença isquémica do coração, segundo os dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
"Não me deixe morrer, eu quero viver", gritou José Carlos Saldanha durante uma sessão da Comissão Parlamentar da Saúde, durante o primeiro governo de Pedro Passos Coelho.
O Banco Nacional Ultramarino em Macau doou hoje à Santa Casa da Misericórdia 100 mil patacas (mais de 11.500 euros) para apoiar a instituição no combate ao surto do novo coronavírus, anunciou o banco em comunicado.
As autoridades israelitas confirmaram, esta sexta-feira (21), um primeiro caso de coronavírus, referente a um passageiro que foi posto em quarentena no cruzeiro "Diamond Princess", antes de ser repatriado esta semana para Israel.
A presidente da Casa de Portugal em Macau disse hoje à Lusa que o fecho das escolas preocupa a comunidade portuguesa no território, uma das medidas de prevenção para reduzir o risco de contágio pelo coronavírus Covid-19.
A China poderá lançar no final de abril os primeiros testes em humanos de vacinas contra o novo coronavírus (COVID-19), anunciaram as autoridades esta sexta-feira (21).
O Ministério iraniano da Saúde anunciou, esta sexta-feira (21), a morte de mais duas pessoas infetadas pelo novo coronavírus, o que eleva para quatro o número oficial de óbitos pela doença no país.
O Instituto da Segurança Social fechou na quinta-feira um lar de idosos na Castanheira de Pera, disseram hoje à agência Lusa familiares de alguns utentes, uma informação que foi confirmada pela presidente da Câmara.
O BE defendeu hoje a intervenção da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) no caso do homem que morreu após esperar mais de três horas para ser atendido por um médico na urgência do hospital de Beja.
Há um ano a realizar cuidados de podologia em projetos de prevenção e controlo do pé diabético em três concelhos do Alentejo, a Associação Protectora dos Diabéticos em Portugal (APDP) revela que 82% dos indivíduos rastreados tem um risco moderado a elevado de desenvolver pé diabético. Estes projetos
Os residentes de Macau que estavam a bordo do cruzeiro com centenas de pessoas infetadas com o novo coronavírus, sob quarentena num porto japonês, já foram retiradas, anunciou hoje o Governo de Macau.
A Associação dos Médicos Católicos Portugueses (AMCP) apelou ao Presidente da República que vete a despenalização da eutanásia, depois de o parlamento ter aprovado ontem cinco projetos nesse sentido.
A Associação Portuguesa dos Cuidados Paliativos (APCP) lamentou a aprovação da despenalização da eutanásia no parlamento e pediu um esclarecimento ao Ministério da Saúde sobre os médicos que vão proceder à sua prática.
A bastonária da Ordem dos Farmacêuticos criticou a "forma precipitada" como a questão da morte medicamente assistida "foi colocada nesta legislatura" e aprovada na generalidade pelo parlamento "sem haver um debate profundo" na sociedade.
Dados de um estudo do Instituto de Ciências Sociais revelam que 43% dos inquiridos concorda com a eutanásia, contra 28% que discorda, mas 22% “tem uma posição intermédia”, segundo a investigadora Ana Espírito Santo.
O surto do coronavírus COVID-19 está "sob controlo", depois de a atualização diária mostrar que 14 das 34 províncias e regiões autónomas do país não detetaram novos casos, anunciaram hoje as autoridades chinesas.
O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) restringiu os horários e os acessos das visitas aos doentes e com vista a garantir melhor segurança nas unidades de saúde, foi hoje anunciado.
Os projetos de despenalização da eutanásia foram aprovados, na generalidade, no parlamento, mas até ser lei há um longo processo legislativo, uma decisão do Presidente da República, sem afastar uma intervenção do Tribunal Constitucional (TC).