Em destaque

Tarteletes de Limão com Amoras Silvestres Regadas a Limoncello

Ingredientes

Base de Tarte
Farinha 250 g
Açúcar granulado 100 g
Tomilho-limão fresco 2 folha
Raspas de limão Meyer 1 colher de chá
manteiga fria, cortada aos pedaços 170 g
Gema de ovo 1
Limoncello fresco 1 a 2 colher de sopa
Coalhada de Limão Meyer
Gemas de ovo 9
Sumo de limão Meyer fresco 160 ml
Limoncello 60 ml
Açúcar granulado 200 g
Manteiga fria, cortada aos pedaços 170 g
Amoras Silvestres de Limoncello
Amoras silvestres 275 g
Açúcar em pó 20 g
Limoncello 30 ml
Tomilho-limão fresco 1 colher de chá
Raspas de casca de limão Meyer 1 colher de chá
Beijos de Merengue de Limão
Claras de ovo 3
Açúcar granulado 65 g
Molho Tártaro 1/2 colher de chá
Aroma de Limão Vahin 1/4 colher de chá

Preparação

Base da Tarte
1. Coloque farinha, açúcar granulado, tomilho-limão e casca de limão num picador; cubra. Agite para ficar homogéneo.
Adicione manteiga; processe até que a mistura fique com aspecto semelhante areia grossa.
Acrescente gemas de ovos; processe até que a massa se comece a parecer com uma bola.
Se necessário, acrescente 1 a 2 colheres de sopa (15 a 30 mL) de Limoncello fresco.
Divida a massa a metade. Embrulhe cada pasta em película aderente, pressionando para que fique com a forma de um disco. Ponha no frigorífico durante 1 hora.
2. Corte cada disco em 12 partes iguais. Modele cada pedaço em cima de uma superfície ligeiramente enfarinhada até ficarem com 0.3 cm de espessura. Pressione a mistura para dentro das formas de tarte. Retire o excesso do topo.
Crie um total de 24 bases de tarde. Ponha no congelador durante 30 minutos.
3. Coloque as formas de tarte num tabuleiro de levar ao forno. Cozinhe em forno pré-aquecido a 180ºC durante 17 a 20 minutos ou até ganharem uma tonalidade ligeiramente acastanhada. Deixe arrefecer. Com a ajuda de um palito, descole a base de tarte da forma. (poderá fazê-lo um dia antes. Coloque as bases de tarte na travessa. Cubra com película aderente. Deixe repousar à temperatura ambiente).
 
Coalhada de Limão Meyer
4. Misture gemas de ovo, sumo de limão Meyer, Limoncello e açúcar granulado numa caçarola grande, com uma vara de arames, até os ingredientes ficarem bem envolvidos. Mexendo continuamente, cozinhe em lume médio durante 8 a 10 minutos ou até ganhar espessura, cobrindo a parte traseira de uma colher. Retire do lume.
Acrescente manteiga, um pedaço de cada vez. Passe para uma tigela grande. Cubra com película aderente, deixando bem colado à mistura para que não deixe formar uma película. Deixe no frigorífico durante pelo menos uma hora, ou durante a noite.
 
Amoras Silvestres
5. Misture todos os ingredientes numa tigela de tamanho médio até ficarem homogéneos. Ponha no frigorífico até estar pronto a servir. Acrescente cerca de 2 colheres de sopa (30 mL) da coalhada de limão em cada base. Reserve.
 
Beijinhos de Merengue de Limão
6. Bata as claras de ovos numa tigela média com uma varinha mágica na potência máxima, até ganhar espuma. Misture o açúcar e o creme tártaro numa tigela pequena. Adicione gradualmente a mistura de açúcar e o extracto de limão às claras de ovo em castela. Acrescente mais ou menos uma colher de sopa (15 mL) de merengue no centro de cada tarte, levantando a colher para que o merengue acabe em pico. Coloque as tartes numa travessa de ir ao forno.
 Asse de 7 a 15 cm de distância da chama durante 30 segundos a 1 minuto, ou até o merengue ficar ligeiramente acastanhado (esteja atento(a) de forma a garantir que o merengue não se queima).
Coloque as tartes no frigorífico durante pelo menos 30 minutos antes de servir. Para servir, cubra cada uma com amoras silvestres de Limoncello.

Dicas

Se não conseguir encontrar limões Meyer, use raspas de limão normal na base da tarde e a mistura de amoras silvestres. Use 7 colheres de sopa (105 L) de sumo de limão e 3 1/2 colheres de sopa (53 ml) de sumo de laranja na coalhada de limão.   Se não encontrar folhas de tomilho-limão frescas, substitua por 1 colher de chá (5 ml ou 1 grama) de Tomilho em Folhas Margão® na base e 1/4 colher de chá (1 mlou 0.3 gramas) na mistura de amoras silvestres. 
Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.