Siga-nos

Em destaque

Tarte de maçã da Normandia

Ingredientes

Massa
Farinha 250 g
Manteiga sem sal cortada em cubos 150 g
Ovo 1
Açúcar granulado fino 50 g
Recheio
Extrato ou essência de baunilha 1 a 2 gota
Maçãs médias 3
Sumo de limão 1
Ovos 2
Gema de ovo 1
Açúcar granulado fino 60 g
Canela em pó 1 colher de chá
Natas 200 ml
Açúcar em pó para polvilhar q.b.

Preparação

1- Pré-aqueça o forno a 170ºC (Gás 3). Unte uma forma de tarte alta, de 22 cm de diâmetro e com o fundo amovível e guarde no frigorífico para a manteiga endurecer.
2- Para a massa, peneire a farinha para dentro de uma tigela grande e incorpore os cubos de manteiga, esfregando rapidamente com os dedos, até obter uma mistura semelhante a migalhas de pão. Faça uma cova no centro da mistura. Bata o ovo com 1 colher de sopa de água e deite na cova, juntamente com o açúcar, baunilha e uma pitada de sal. Incorpore gradualmente a farinha até se formar uma massa grosseira. Empurre com a base da mão e vire com as pontas dos dedos até estar lisa. Junte numa bola achatada, embrulhe em película de plástico e refrigere por 20 minutos.
3- Descasque as maçãs e retire os centros. Corte cada maçã em oitavos, misture as fatias com o sumo de limão e mantenha no frigorífico até usar.
4- Bata levemente os ovos e a gema com o açúcar. Acrescente a canela e as natas.
5- Estenda a massa num círculo com uma espessura de 2-3 mm e forre a tarteira, procurando eliminar todas as bolas de ar que possam estar entre a massa e a forma, para evitar que a caixa de massa encolha. Refrigere 30 minutos. Disponha as fatias de maçã de forma decorativa no fundo da massa, enchendo-a bem, e cubra com a mistura de ovos e natas. Leve 45-60 minutos ao forno ou até o recheio estar firme. Sirva morna, polvilhada com açúcar em pó.

Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.