Coloque num tacho a manteiga, a água, o azeite, o vinho branco e o sal. Leve a lume médio até amornar e derreter a manteiga.
Coloque a farinha num recipiente. Abra uma cavidade no centro e adicione os restantes ingredientes. Adicione também o ovo e misture bem com uma colher de pau, até obter uma pasta.
Transfira a massa para uma bancada polvilhada com um pouco de farinha ou untada com azeite e amasse durante cerca de cinco minutos.
Forme uma bola, coloque novamente no recipiente e tape com um pano. Deixe repousar durante cerca de uma hora, ou até duplicar o volume inicial.
Entretanto, prepare o recheio: aqueça uma frigideira grande. Adicione um fio de azeite, a cebola, os alhos, o louro e o pimento. Deixe refogar por cerca de cinco minutos.
Adicione a carne, o chouriço cortado em cubos e os cogumelos laminados. Envolva bem, adicione o vinho branco e a polpa de tomate.
Tempere com um pouco de sal e pimenta e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, durante cerca de 20 a 30 minutos, ou até que a carne e os cogumelos estejam cozinhados e grande parte dos líquidos tenha evaporado.
Prove e retifique de sal e pimenta, caso seja necessário.
Montagem: Pré-aqueça o forno nos 190 ºC.
Unte uma tarteira com um pouco de manteiga. Reserve.
Divida a massa em duas porções iguais. Estenda uma das porções com o rolo, até obter um círculo com o tamanho suficiente para forrar a tarteira, mas tendo o cuidado de deixar uma margem com cerca de 2 centímetros.
Coloque o recheio e cubra com outro círculo de massa, mas ligeiramente mais pequeno. Sele com a ajuda dos dedos ou friccionando a massa com um garfo.
Se sobrar massa, dê asas à imaginação e faça alguns enfeites como folhas, flores ou tranças, por exemplo.
Com a ajuda de um palito grosso, faça um orifício no centro da tarte.
Misture uma gema de ovo com uma colher de sopa de água e pinte toda a superfície.
Leve ao forno durante cerca de 35 minutos, ou até a massa estar estaladiça e bem dourada.