Em destaque

Summer fruit cheesecake

Ingredientes

Base
Bolachas digestivas 220 g
Manteiga derretida 100 g
Cheesecake
Queijo creme tipo Philadelphia 700 g
Baunilha 1 vagem (ou essência q.b.)
Ovos 3
Frutos vermelhos (mirtilos, framboesas e amoras) 100 g
Cobertura de morango
Morangos 300 g
Açúcar 80 g
Água 5 colheres de sopa
Gelatina 3 folha
Sumo de limão 1 colher de sopa
Decoração
Morangos e mirtilos q.b.

Preparação

Uma das regras básicas do cheesecake é prepará-lo de véspera e deixar no minimo 24h no frigorífico antes de servir.
Usar uma forma com fundo removível com cerca de 22cm de diâmetro.
Forrar com papel vegetal a base da forma. Pincelar ligeiramente com óleo vegetal a lateral ou aro da forma. Triturar as bolachas, misturar bem com a manteiga derretida até obter uma mistura areada e cobrir uniformemente o fundo da forma pressionando com a ajuda de um copo para alisar. Reservar 30 minutos no frigorífico.
Pré-aquecer o forno a 160º.
Bater o queijo fresco com o açúcar e as sementes de baunilha previamente raspadas. Juntar os ovos, um a um, misturando bem entre cada adição. Para terminar juntar os frutos vermelhos envolvendo rapidamente com uma espátula. Verter na forma. Levar ao forno durante cerca de 45 a 50 minutos a 160ºC. Na receita diz para cozer em banho-maria para que o cheesecake não fenda, no entanto tive receio visto se tratar de uma forma com fundo removível e então coloquei um tabuleiro pequeno com água a ferver na base do forno para criar vapor durante a cozedura e funcionou lindamente. Deixar arrefecer e colocar no frigorífico durante uma noite no mínimo.
Preparar a cobertura só quando o cheesecake já estiver frio. Demolhar as folhas de gelatina em água fria uns minutos. Triturar todos os ingredientes para a cobertura e levar ao lume até ficar bem quente. Espremer as folhas de gelatina e juntar ao coulis bem quente e mexer energicamente até estar bem homogéneo. Retirar do lume e deixar arrefecer. Quando estiver quase frio verter por cima do cheesecake e levar ao frigorífico durante toda a noite.
No dia seguinte, preferencialmente após 24h no mínimo, passar uma faca à volta do aro para desenformar melhor. Decorar a gosto.

Receita do parceiro

Em destaque