com o apoio MEO
Adere à fibra do MEO desde €32,99/mês. Exclusivo Online.

Em destaque

Semifreddo de iogurte com doce de pêssego e suspiro

Um gelado que podem comer (quase) sem culpa

Ingredientes

Pêssegos maduros 2
Açúcar 1+1/4 chávena
Claras 3
Iogurte grego natural 1 chávena
Sumo de limão 3 colheres de sopa
Sal 1 pitada
Suspiros pequenos 12
Óleo vegetal para untar a forma q.b.

Preparação

Com papel de cozinha e um pouco de óleo vegetal untar uma forma de bolo inglês e forrar com película aderente, deixando uma margem suficientemente grande para poder cobrir o topo da forma.

Sem descascar os pêssegos, descaroçar e cortar em pedaços. Num tacho médio, misturar os pêssegos com 1/4 de chávena de açúcar e cozinhar em lume médio durante cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando, até que os pêssegos fiquem moles e o açúcar dissolvido. Reduzir a puré com a varinha mágica e deixar arrefecer.

Numa taça grande, que pode ser a taça da batedeira, misturar as claras com o restante açúcar e uma pitada de sal. Cozinhar em banho-maria, evitando que a base da taça toque na água e mexendo sem parar, até que o açúcar esteja dissolvido, cerca de 4 minutos.

Bater as claras com a batedeira, na potencia máxima, até obter um merengue brilhante e com cerca do triplo do volume, aproximadamente 10 minutos.  Deixar arrefecer por completo.

Misturar o iogurte com o sumo de limão.  Juntar o merengue em duas vezes, primeiro cerca de 1/3 e só depois o restante, envolvendo cuidadosamente até estar homogéneo.

Encher metade da forma com esta mistura. Deitar algumas colheres de puré de pêssego por cima e envolver ligeiramente para produzir um efeito mármore. Repetir com o resto da mistura de iogurte e mais algumas colheres de puré de pêssego. Reservem algum puré para servir com o semifreddo.

Cobrir o topo da forma com a película aderente e guardar no congelador durante, pelo menos, 8 horas. Ao fim de 1-2 horas, abrir a película aderente e cobrir o topo com 8 suspiros partidos em pedaços pequenos, pressionando ligeiramente para aderir ao gelado. Voltar a tapar e retornar ao congelador.

Para servir, abrir a película aderente e, com a ajuda desta, passar o gelado para um prato. Remover toda a película aderente e deixar ficar alguns minutos à temperatura ambiente para amolecer um pouco antes de cortar. Servir com o puré de pêssego que reservaram e com os restantes suspiros partidos em pedaços.

Receita do parceiro

Em destaque