com o apoio MEO
Adere à fibra do MEO desde €32,99/mês. Exclusivo Online.

Em destaque

São Marcos

A verdadeira receita deste bolo super fofo, com uma mousse de natas deliciosa envolvida em creme de ovos e um toque de caramelo

Ingredientes

Bolo

Ovos 3
Açúcar 75 g
Farinha com fermento 75 g
Extrato de baunilha q.b.

Recheio

Natas frescas 250 ml
Leite Condensado 250 ml
Gelatina 4 folhas

Doce de ovos

Gemas 2
Açúcar 3 colheres de sopa
Água 3 colheres de sopa
Caramelo Líquido q.b.

Preparação

(Para uma forma de 18cm)

Bolo

Bater os ovos com o açúcar e a baunilha durante uns minutos, até obter um creme esbranquiçado e volumoso. Juntar a farinha e envolver delicadamente para não retirar o ar à massa. (Thermomix – Bimby: Posicionar a borboleta no copo. Colocar os ovos, o açúcar e a baunilha e programar 7min/37º/vel.3 e 1/2).

Levar ao forno pré-aquecido a 180º, numa forma untada, cerca de 25 minutos. Deixar arrefecer e dividir o bolo em duas metades. Colocar uma delas na base de uma forma com fundo removível e reservar a outra tapada com película aderente.

Recheio

Bater as natas bem frias até ficarem firmes. (Thermomix – Bimby: Com a borboleta no copo, bater cerca de 2min/vel. 3 e 1/2)

Derreter as folhas de gelatina, previamente demolhadas em água fria e espremidas, num pouco de água bem quente. Misturar a gelatina ao leite condensado numa taça. Por fim juntar o leite condensado às natas, envolvendo delicadamente com uma espátula. Encher a forma com o creme e alisar. Deverá sobrar espaço para colocar a outra metade do bolo. Levar ao frigorífico até solidificar. Posicionar a outra metade do bolo por cima, pressionar um pouco e reservar no frigorífico.

Doce de ovos 

Levar ao lume o açúcar com a água até obter uma calda. Numa taça, bater as gemas e juntar a calda bem quente pouco a pouco e mexer vigorosamente com uma vara de arames. Levar ao lume até engrossar ligeiramente. Deixar arrefecer e verter sobre a camada superior do bolo, alisando com uma espátula. Levar ao frigorífico para prender. Por fim espalhar delicadamente o caramelo por cima do doce de ovos. Levar ao frio até servir.

Receita do parceiro

Em destaque