Em destaque

Pizza de abóbora

Ingredientes

Para a massa
Fermento seco 1 colher de chá
Sal 1 colher de chá
Água morna 100 ml
Azeite 2 colheres de chá
Farinha simples, peneirada 160 g
Cebolas balsâmicas
Azeite 1 colher de sopa
Cebola castanha, finamente laminada 1
Açúcar amarelo 1 e 1/2 colher de sopa
Vinagre balsâmico 2 colher de sopa
Pizza de abóbora
Açúcar amarelo 3 colher de sopa
Abóbora, cortada em cubos de 1 cm 120 g
Pés de alecrim 1 mão-cheia
Alho, cortada a parte de cima e deitada fora 1 cabeça
Courgette cortada, ao comprido, em fatias de 2 mm 1
Azeite para pincelar q.b.
Farinha de semolina para polvilhar q.b.
Salsa de folha lisa, picada q.b.
Queijo mozzarella, ralado 100 g

Preparação

Para a massa:
Ponha o fermento, o sal e a água morna numa tigela pequena e mexa até os elementos estarem ligados. Vá deitando o azeite gradualmente, à medida que vai mexendo e, depois, deixe repousar num sítio quente durante 10 minutos ou até se começarem a formar bolhas.
Junte a farinha e amasse durante 15 minutos ou até a massa estar lisa e elástica. Pincele o interior de uma tigela grande com azeite, ponha a massa na tigela, tape com um pano limpo e deixe levedar num sítio livre de correntes de ar entre uma a uma hora e meia, ou até a massa ter duplicado de tamanho.
Quem tiver MFP pode apenas colocar a mistura líquida de fermento na cuba, juntar a farinha, ligar no programa "massa" e deixar até o programa terminar.
Dê uns socos na massa para expulsar algum ar que contém. (Nesta fase a massa pode ser tapada com película aderente e ficar de um dia para o outro no frigorífico ou ser congelada. Deixe voltar à temperatura ambiente antes de continuar).
Ponha a massa num tabuleiro de ir ao forno, forrado com papel vegetal, tape e deixe fora das correntes de ar durante 15 minutos ou até voltar a crescer pelo menos metade do tamanho atual. A massa está pronta a ser usada.
Cebolas balsâmicas:
Aqueça o azeite numa caçarola de fundo pesado num lume forte, junte as cebolas e refogue durante 5 minutos ou até começarem a caramelizar.
Junte o açúcar e mexa até dissolver. Depois junte o vinagre balsâmico, mexa bem e deixe refogar em lume brando durante 6 minutos, ou até a mistura ter uma consistência parecida à dos doces de fruta mas não muito seca.
As cebolas balsâmicas podem guardar-se em recipientes herméticos no frigorífico até 10 dias.
Pizza de abóbora:
Ponha a pedra da pizza ou tabuleiro de ferro fundido no forno e pré-aqueça a 180º C.
Misture a abóbora, o açúcar amarelo e o alho num tabuleiro de assar e leve ao forno durante 15 minutos, ou até que esteja dourada e tenra.
Disponha as fatias de courgette num tabuleiro de assar numa camada única, pincele com um pouco de azeite e tempere a gosto com sal e pimenta.
Asse durante 2 a 3 minutos ou até ficarem tenras. Aumente a temperatura do forno para 250 ºC.
Polvilhe ligeiramente a superfície de trabalho com semolina e estenda a massa numa circunferência com o diâmetro de 30 cm. Passe-a para o tabuleiro e pique toda a superfície da base com um garfo.
Pincele a base com azeite, depois espalhe a salsa e as cebolas balsâmicas. Cubra com as fatias de courgette, a abóbora assada e o queijo e coloque o tabuleiro em cima da pedra ou tabuleiro aquecidos e asse durante 5 a 6 minutos ou até a base estar dourada e estaladiça.

Receita do parceiro

Em destaque