com o apoio MEO
Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui

Em destaque

Ovos Benedict inspirados em Gordon Ramsay

“101 receitas que tem de fazer pelo menos uma vez na vida”, novo livro do “Casal Mistério” (cujo anonimato se mantém sob os nomes “Ele” e “Ela”), apresenta-nos uma receita de Ovos Benedict inspirada na cozinha do chefe Gordon Ramsay.

Ingredientes

Ovos grandes 4
Vinagre de vinho branco 50 ml
English muffins ou pães de leite 2
Fatias de presunto 4

Para o molho holandês

Vinagre de vinho branco 470 ml
Gemas de ovos, grandes 3
Manteiga derretida 225 g
Sumo de lima espremida 1 colher de sopa
Pimenta-preta em grão 1 colher de sopa
Estragão 10 raminhos
Flor de sal e pimenta-preta moída usar q.b.
Cebolinho usar q.b.

Preparação

Diz-nos “Ele”: “Todas as sextas-feiras à tarde dá-se um estrondoso choque em cadeia dentro deste meu modesto cérebro. Mal acordo, começo a pensar no fim de semana, o que me leva a pensar em comida, o que me leva a pensar em brunch, o que me leva a pensar em ovos, o que me leva a pensar no Gordon Ramsay. Eu sei, não é normal, mas eu nunca disse que era uma pessoa normal. A minha querida Mulher Mistério não se importa, diz que prefere que eu pense em chefes britânicos do que na nossa vizinha com cara de top model. Normalmente, tudo isto acaba à frente do fogão, a preparar uma receita especial. E esta é para mim a melhor receita de ovos Benedict”.

Comece por preparar o molho holandês. Pode também comprá-lo feito, mas garanto-lhe que não é a mesma coisa. Aqueça o vinagre com a pimenta-preta e o estragão, numa panela, em lume médio alto, durante cerca de meia hora.

Quando o vinagre tiver reduzido para cerca de metade, retire do lume e deite fora a pimenta e o estragão. Separe duas colheres de chá da redução de vinagre (é tudo o que vai precisar para esta receita) e guarde o resto para usar noutros cozinhados.

Agora vai juntar as duas colheres de chá de redução de vinagre com as gemas de ovo, numa taça que aguente o calor, e aquecê-la, em banho-maria, enquanto bate à mão até engrossar. Esta mistura deve ficar cremosa e espessa quando a levantar com a batedeira.

Assim que vir que está no ponto, retire o creme do banho-maria e misture lentamente um quarto da manteiga derretida. Volte a colocar a taça por cima da água quente e bata durante dois minutos. Repita o processo com o resto da manteiga, um quarto de cada vez.

Quando o molho estiver com a consistência ligeiramente mais líquida do que a maionese, retire-o do lume, misture o sumo de lima e tempere com flor de sal e pimenta-preta moída.

Agora só precisa de escalfar os ovos: coloque uma panela de água a ferver com 50 ml de vinagre. Mexa a água até formar um redemoinho e cozinhe os ovos um a um, deitando-os no centro do redemoinho para manterem a forma bonitinha.

No momento de servir, espalhe um pouco de molho holandês sobre o pão aberto, coloque uma fatia de presunto por cima, depois o ovo escalfado e mais molho holandês no topo.

Decore com cebolinho picado. É difícil resistir a uma delícia destas, não é?

Esta receita é parte integrante do livro "Casal Mistério, 101 receitas que tem de fazer pelo menos uma vez na vida”.

Receita do parceiro
J.M.A

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.