Em destaque
Lentilhas com chouriço
O chefe de cozinha Rui Ribeiro segue, aqui, uma receita da sua amiga Patry. "Ficou uma delícia!", como nos diz. "É daqueles pratos que apetece comer com uma colher numa mão e um pedaço de pão na outra".
| Gastronomia | Contemporânea |
| Tipo de prato | Prato Principal |
| Tempo | |
| Dificuldade | |
| Doses | 5 |
Ingredientes
| Lentilhas | 450 g |
| Cenouras | 2 |
| Dente de Alho | 1 |
| Folha de Louro | 1 |
| Cebola grande | 1 |
| Pimento Vermelho | 1/2 |
| Tomates Maduros | 2 |
| Chouriço de Carne | 1 |
| Colorau | 1 colher de chá |
| Caldo de galinha ou água | 1,5 l |
| Azeite Virgem Extra | usar a gosto |
| Sal | uma pitada |
Preparação
Coloque as lentilhas de molho em água fria durante, pelo menos, meia hora.
Cubra o fundo de panela de barro ou em ferro com azeite.
Adicione a cebola picada grosseiramente e o pimento cortado em pedaços não muito pequenos. Deixe refogar ligeiramente.
Adicione a cenoura cortada em pedaços grandes, os tomates cortados em quartos, as lentilhas, previamente escorridas, o chouriço cortado em rodelas grossas e a folha de louro.
Cubra com o caldo ou água, tape e leve ao lume durante cerca de 40 minutos. Vá mexendo de vez em quando e adicione um pouco mais de caldo ou água, caso necessário.
Quando as lentilhas, o chouriço e a cenoura estiverem bem cozidas, tempere com sal e sirva com um bom pedaço de pão.