com o apoio MEO
Adere à fibra do MEO desde €32,99/mês. Exclusivo Online.

Em destaque

Folar de Olhão enrolado

A massa não leva açúcar, pelo que seja generoso com o recheio. Este vai criar o caramelo e uma calda que deixa o interior húmido e delicioso

Ingredientes

Farinha Tipo 65 500 g
Fermento de padeiro fresco 25 g
Leite 1 dl
Sumo de Laranja 1 unidade
Aguardente 2 colheres de sopa
Manteiga 120 g
Banha 60 g
Sal Uma pitada
Erva-doce moída 1 colher de chá

Recheio

Açúcar Amarelo 200 g
Manteiga cortada em cubinhos 100 g
Canela 3 colheres de sopa

Preparação

Dissolver o fermento no leite morno.

Numa taça, misturar a farinha, manteiga, banha, sal e erva-doce até obter uma massa esfarelada. Abrir uma cavidade no meio e juntar o sumo de laranja, a aguardente e a mistura de leite e fermento. Amassar na batedeira, equipada com o gancho de amassar, durante cinco a dez minutos.

Moldar uma bola e colocar numa taça untada com um pouco de azeite, cobrir com um pano de cozinha ou película aderente e deixar levedar durante cerca de duas horas, num local abrigado, até que o volume da massa duplique.

Misturar o açúcar amarelo e a canela para o recheio. Untar uma forma alta, ou panela de alumínio, com cerca de 15 cm de diâmetro com manteiga e polvilhar com a mistura de açúcar e canela.

Transferir a massa para uma bancada polvilhada com farinha e amassar ligeiramente apenas para retirar o ar. Com a ajuda do rolo de cozinha, estender a massa num retângulo. Polvilhar com açúcar e canela e colocar pequenas nozes de manteiga sobre a massa. Dobrar os lados maiores do retângulo para dentro, em direção ao centro, sem sobrepor a massa. Voltar a polvilhar com açúcar, canela e manteiga e voltar a dobrar os lados em direção ao centro. Polvilhar novamente com açúcar, canela e manteiga e enrolar a massa, agora a partir do lado mais pequeno, como se fosse uma torta.

Colocar a massa enrolada na forma preparada, polvilhar com açúcar, canela e manteiga, tapar com um pano ou película aderente e deixar levedar novamente durante uma hora.

Pré-aquecer o forno a 190ºC e cozer o folar durante aproximadamente uma hora. Como os fornos variam entre si, a partir dos 45 minutos de cozedura pode começar a testar com um palito.

Desenformar ainda quente para um prato.

Dica

Pode usar mais ou menos quantidade. É o recheio que determina se o folar é mais ou menos doce e húmido, devido à caramelização.

Receita do parceiro

Em destaque