Em destaque

Chamuças de lentilhas

Nem vai dar pela diferença face a congéneres com outros recheios. Uma receita com paixão da nutricionista Márcia Soares Gonçalves.

Ingredientes

Lentilhas castanhas 50 g
Lentilhas vermelhas 50 g
Cebola 1
Alho 2 dentes
Pimento Vermelho 1/2
Azeite 1 colher de sopa
Cenoura 1/2
Gengibre 1 Pedaço
Caril (pó) 2 colheres de sopa
Piripíri em pó 1/4 colher de chá
Tomate Maduro 1
Leite de Coco 100 ml
Água ou caldo de legumes 120 ml
Coentros frescos (picados) 4 colheres de sopa
Massa filo 4 folhas
Sal adicionar a gosto, mas com moderação
Pimenta Preta adicionar a gosto, mas com moderação

Preparação

Lave as lentilhas. Pique bem a cebola e o alho, e corte em cubos o pimento e a cenoura. Numa panela média, salteie-os no azeite com o gengibre picado e um pouco de água, mexendo frequentemente, durante de cinco minutos, até a cebola começar a amolecer. Junte o caril, o piripiri, o tomate pelado e picado e o leite de coco.

Deixe cozer até o tomate ter sido completamente reduzido a molho.

Acrescente então a água ou o caldo e as lentilhas. Depois de levantar fervura, deixe cozer em lume brando durante cerca de 15 minutos. Retifique os temperos e guarneça com os coentros.

Cubra a massa filo com película aderente e um pano húmido para evitar que esta seque enquanto prepara as chamuças. Corte cada folha de massa filo em três tiras sobre o comprido (desta forma terá 12 folhas).

Numa dessas tiras, coloque duas colheres de sopa de recheio no canto inferior esquerdo. Pegue na ponta com o recheio e dobre para cima, formando um triângulo. Vá dobrando o resto da tira, como se estivesse a enrolar o triângulo. Por fim, pincele as chamuças fechadas com azeite.

Coloque as chamuças num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno pré-aquecido a 180 ºC durante 15 minutos, até a massa dourar.

Esta receita faz parte integrante do livro "Receitas com Paixão"


Valor nutricional estimado, por porção:

Energia: 94 kcal; Proteína: 3,7 g; Hidratos de carbono: 11,4 g; Lípidos: 3,7 g; Fibra: 2,3 g; Fonte de folatos e vitamina A

Dicas

Como a massa utilizada é a filo e a confeção é feita no forno, sugere‑se que as chamuças sejam servidas no momento para uma textura ótima da massa. Aproveite para fazer um pouco mais de recheio porque também faz um caril de lentilhas delicioso. Caso experimente servir este caril como prato principal, aumente a quantidade de água da receita (60‑120 ml).
Receita do parceiro
J.M.A

Em destaque

Vídeos

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.