com o apoio MEO
Adere à fibra do MEO desde €32,99/mês. Exclusivo Online.

Em destaque

Bolo de queijo fresco e cerejas

Um género de cheesecake leve e esponjoso, sem gordura e adoçado com frutose. A cobertura é, claro, a cereja no topo no bolo

Ingredientes

Bolo

Fromage blanc ou quark (0% mat. gorda) 500 g
Iogurte natural 1
Frutose 120 g
Essência de Baunilha q.b.
Gemas 3
Claras 3
Sal 1 pitada
Amido de milho (Maizena) 2 colheres de sopa
Preparado para pudim de baunilha (opcional) 1/2 saqueta
Cerejas descaroçadas 200 a 300 g

Cobertura

Cerejas descaroçadas 400 g
Açúcar 3 colheres de sopa
Água 1/2 copo
Baunilha raspada (ou pasta/extrato) 1/2 Vagem
Agar agar (Vahiné) 1/2 colher de café

Preparação

Bolo

Forrar uma forma de fundo amovível com papel vegetal.

TMX-Bimby: No copo bem limpo e seco, com a borboleta, bater as claras em castelo com a pitada de sal, 3 min/vel. 3. Reservar. Colocar a borboleta no copo, as gemas, o açúcar, a baunilha e o pó do pudim e misturar 1min/Vel. 3. Juntar o amido de milho e o iogurte e misturar mais uns segundos. Retirar a borboleta. Juntar o queijo fresco e misturar 15 seg/Vel.3. Numa recipiente grande, envolver delicadamente o creme com as claras, com uma espátula, fazendo movimentos de baixo para cima.

Tradicional: Bater as claras com o sal, em castelo bem firme e reservar. Bater as gemas com o açúcar, a baunilha e o pó do pudim. Juntar o amido de milho e bater bem. Adicionar o iogurte e misturar. Juntar o queijo fresco aos poucos e misturar com um fouet até ficar tudo homogéneo. Por fim envolver delicadamente as claras com uma espátula, fazendo movimentos de baixo para cima.

Colocar o recheio na forma e distribuir um bom punhado de cerejas dentro da massa. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC, cerca de 1h ou até que fique firme ao toque. Caso necessário, a meio do tempo, proteger com folha de  alumínio para evitar que fique muito tostado. Deixar arrefecer por completo. Colocar no frigorífico.

Cobertura

Levar as cerejas ao lume, com a água, a baunilha, o açúcar e o sumo de limão. Cozinhar cerca de 10 a 15 minutos, até ficarem tenras e cozidas. Por fim juntar o agar agar diluído numa colher de sopa de água e deixar ferver mais 2 minutos, mexendo sempre. Deixar arrefecer e quando estiver morno espalhar no topo do bolo e colocar no frigorífico novamente, durante uma noite.

Dicas

Pode encontrar queijo fresco quark 0% de matéria gorda no Lidl. Pode substituir o agar agar por gelatina em pó. Pode substituir a frutose por 140g de açúcar.
Receita do parceiro

Em destaque